Inspiração

4 projetos incríveis que foram criados por mulheres e você não sabia

No Dia Internacional da Mulher, viemos te mostrar alguns trabalhos com liderança feminina no universo arquitetônico do Brasil e do mundo. Apesar de todas as barreiras de preconceito e discriminação, as mulheres são responsáveis por projetos incríveis e que contribuíram muito para a história do segmento. Que este material sirva para valorizar, engrandecer, parabenizar e, principalmente, inspirar muitas outras mulheres por aí. Confira!

Museu de Arte de São Paulo – MASP (São Paulo, Brasil): Lina Bo Bardi

O famoso museu de arte paulista foi um projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, e foi fundado em 1947. E não foi simples, já que o MASP levou 12 anos entre projeto e execução. A arquiteta teve um grande desafio: não esconder a paisagem para a Avenida Nove de Julho, que fazia vista para o centro e a Serra da Cantareira. A solução encontrada, portanto, foi aquele grande vão, que possibilitou preservar a paisagem. 

Lina nasceu na Itália, em 1914, mas foi naturalizada brasileira em 1951. Além da sua atuação como arquiteta, ela ainda se aventurou em muitas áreas: ilustração, cenografia, design, escrita, entre outras. O MASP é o seu trabalho mais conhecido, mas a inspiração que ela causa vai muito além da sua técnica arquitetônica: Lina abriu as portas para a participação feminina em um segmento até então masculino. 

Residência do Novo Artista (Sinthian, Senegal): Toshiko Mori

O centro cultural lançado em 2015 e projetado por Toshiko Mori pro bono, tem como principal objetivo oferecer residências a artistas. A Residência do Novo Artista, portanto, proporciona ao povo local uma vasta programação, oportunizando novas descobertas artísticas e criativas. O projeto foi realizado utilizando materiais – bambu, tijolo e sapé – e mão de obra locais. O tradicional telhado inclinado foi invertido para que fosse capaz de coletar cerca de 40% de água da chuva necessária para o uso doméstico dos moradores.

Nascida no Japão, Toshiko é professora e já lecionou em universidades de todo o mundo. Seu trabalho é bastante conhecido pela inovação material e pela clareza conceitual, o que lhe rendeu uma série de prêmios. Durante uma conversa no painel da Conferência AIA sobre Arquitetura em 2019, Mori disse: “Não há teto de vidro na arquitetura, apenas uma camada grossa de homens.”

Casa de Ópera de Guangzhou (Guangzhou, China): Zaha Hadid

Inaugurada em 2010, a Casa de Ópera de Guangzhou é uma das grandes obras de Zaha Hadid. O projeto enche os olhos pela integração entre arquitetura e natureza, através da conexão com o Rio das Pérolas, unificando os edifícios culturais adjacentes com as torres das finanças internacionais em Zhujiang.

Primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, Zaha Hadid é símbolo de inovação e contemporaneidade. Com nacionalidade iraquiana-britânica, é um dos principais nomes do desconstrutivismo, que é a linha arquitetônica pós-moderna caracterizada pela fragmentação e não linearidade. 

Aqua Tower (Chicago, Estados Unidos): Jeanne Gang

O Aqua Tower, arranha-céu criado em 2009 por Jeanne Gang, foi inspirado nos afloramentos de calcário comuns na área dos Grandes Lagos, com o intuito de ampliar a vista e o sombreamento solar. Os principais materiais utilizados foram concreto, metal e vidro, rompendo com o padrão de arquitetura da redondeza. Quando inaugurado, o projeto ainda era um dos maiores telhados verdes da cidade. 

Jeanne Gang é americana e foi considerada pela Time, em 2019, uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Ela também foi a primeira mulher a desenhar um arranha-céu, obra que, inclusive, está muito alinhada ao seu estilo de verticalização aliada à sustentabilidade através da tecnologia e inovação. 

Mulheres são maioria na arquitetura!

Segundo o registro do Conselho de Arquitetura de Urbanismo do Brasil (CAU) de 2017, as mulheres representam 62% do mercado brasileiro. Entre os profissionais mais jovens – na faixa de até 30 anos -, elas lideram ainda mais, com 73%. Apesar de todos os desafios, elas estão conquistando seu espaço como ninguém. Nosso desejo é que tenhamos cada vez mais representatividade dessas profissionais no cenário mundial.