Arquitetura & Arte / Sem categoria

A bioarquitetura de Neri Oxman e por que ela pode mudar o mundo

Neri Oxman provou que é possível unir arte, engenharia e ciência em prol de um mesmo propósito. A designer utiliza a bioarquitetura para fazer a sua parte para um mundo mais saudável e sustentável. Confira!

Sobre Neri Oxman

Neri Oxman é uma designer israelense, formada em arquitetura pela Architectural Association de Londres e PHD em Computação. Seu trabalho é mundialmente conhecido por seu caráter revolucionário e sustentável que lhe rendeu o destaque como uma das 50 pessoas mais criativas do mundo, em 2009, pela Fast Company. Suas criações são desenvolvidas a partir de materiais naturais e biodegradáveis, que não ferem o meio ambiente.

Oxman foi pioneira no estudo da Ecologia de Materiais, que utiliza a computação, a fabricação e o próprio material como uma única dimensão do design. Ela acredita que, em um futuro próximo, poderemos imprimir em 3D nossos prédios e casas. Neri atua como professora e pesquisadora no conceituado MIT Media Lab, onde inspira seus alunos a explorar todo esse universo do design em conjunto com a arte, arquitetura, biologia, tecnologia e engenharia de materiais.

Neri Oxman

Bioarquitetura: a ciência que utiliza a natureza

A bioarquitetura surgiu entre as décadas de 60 e 70, quando arquitetos e construtores começaram a perceber a importância de desenvolver projetos com o menor impacto ambiental possível, em harmonia com o meio ambiente. Para isso, foi necessário encontrar um equilíbrio na construção das edificações, integrando-as ao ecossistema local, através da combinação entre algumas tecnologias contemporâneas e a arquitetura vernacular, que utiliza recursos naturais e características climáticas disponíveis na região.

Na arquitetura verde, os elementos naturais como a terra, pedra, areia, argila, fibras naturais e cimento queimado são muito utilizados para substituir os materiais que emitem grandes quantidades de CO2, como cimento e tijolos, reduzindo assim os danos à natureza. Esses projetos arquitetônicos têm como objetivo a ecologia e a sustentabilidade, e isso é colocado em prática desde o planejamento do projeto até a sua fase final. É preciso avaliar e aproveitar todos os recursos naturais disponíveis no espaço onde será construída a edificação, como solo, rochas, árvores ou clima, por exemplo. Além disso, outros fatores são fundamentais para garantir que o seu propósito seja colocado em prática:

  • Dar preferência à iluminação natural, reduzindo o consumo de energia elétrica; 
  • Encontrar maneiras de reuso da água, evitando o desperdício; 
  • Priorizar a compra de materiais e mão de obra local, diminuindo a poluição gerada pelo transporte.
  • Seguir os princípios dos 3R ‘s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Projeto Aguahoja – Neri Oxman

Uma forma de mudar o mundo

Neri afirma que possui uma grande conexão com a mãe natureza e acredita que temos o dever de respeitar e preservar o meio ambiente. Por conta disso, seu foco é criar novos materiais para, com e através da natureza. A arquiteta ressalta que os profissionais que ainda vêem o Design com o propósito de apenas embelezar o mundo estão perdidos e precisam entender que a natureza é seu mais importante e único cliente. O objetivo deve ser cuidá-la, ao invés de produzir objetos que poderão destruí-la a médio e longo prazo.

A sustentabilidade é um tema de extrema importância para a sociedade, pois contribui para o equilíbrio e desenvolvimento sadio de diferentes setores, como: ambiental, econômico e social. Visto que o setor da construção civil é um dos maiores responsáveis por impactos ambientais negativos, devido ao alto consumo de energia, recursos naturais e grande geração de resíduos, é fundamental que profissionais como engenheiros e arquitetos estejam alinhados e engajados nesta causa. Para que, através da bioarquitetura, possam garantir um presente e, principalmente, um futuro melhor para as próximas gerações.

Se quisermos sobreviver, precisamos achar um caminho através do design.

Projeto Gemini Alpha – Neri Oxman

Outras formas de mudar o mundo

A conscientização e a responsabilidade de tornar o mundo um lugar mais saudável vão muito além das construções civis. Ao longo dos anos, diversos materiais vêm sendo desenvolvidos aliados a este propósito. Alguns exemplos são:

  • Madeira plástica, produzida a partir de matéria-prima reciclada;
  • Telhado verde ou ecotelhado, composto por vegetação e que promove benefícios como um melhor aproveitamento da luz solar e frescor ao ambiente.
  • Tecido greenscreen, que bloqueia a irradiação, mas permite que a luz passe, possibilitando o uso da energia solar para a iluminação.

Tecnologia sustentável

Outro produto que evoluiu muito com o passar dos anos foi a lâmpada. Antigamente as lâmpadas eram compostas por metais pesados e gastavam um grande volume de energia, pois 90% dela era transformado em calor e apenas 10% era revertido em luz, o que provocava prejuízos para a sustentabilidade do planeta. O produto foi sendo aprimorado até chegarmos ao que há de mais moderno e tecnológico no mercado: as lâmpadas com tecnologia LED. A sigla significa Light Emitting Diode (diodo emissor de luz) e refere-se ao componente eletrônico capaz de converter energia elétrica em fonte de luz

As lâmpadas LED possuem diversas vantagens: elas não esquentam praticamente nada – evitando assim o risco de acidentes -, são capazes de economizar até 90% mais energia do que as lâmpadas incandescentes – já que a maior parte da energia recebida pelo diodo emissor é convertida em luz – e possuem maior durabilidade – podendo chegar a 14 anos sem troca, se usadas corretamente. Além disso, não possuem substâncias tóxicas em sua composição, evitando danos ao meio ambiente.

Além de sustentável e durável, a tecnologia LED é muito eficiente, proporciona maior economia no consumo de eletricidade, segurança e estabilidade na iluminação. Colabore com o futuro do planeta substituindo suas lâmpadas convencionais por lâmpadas LED e sinta o poder de transformar o mundo em um lugar melhor.