Inspiração

Como a luz influencia no momento do parto

A luz utilizada no parto tradicional costuma seguir o protocolo hospitalar de alta intensidade de brilho e temperatura de cor fria. Mas e se a luz pudesse transformar esse momento em algo mais tranquilo e natural? Confira!

O que os estudos dizem

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou em 2016 um estudo que afirma que o parto realizado com pouca iluminação tende a ser mais tranquilo para a gestante. O estudo analisou 95 partos normais, dos quais metade foi realizado em um ambiente com iluminação normal, e metade penumbra –  ficando aceso apenas o foco cirúrgico -, utilizando um sistema de codificação facial, que classifica as emoções. Os resultados podem representar uma nova forma de pensar a luz na medicina:

Verificamos que o nascimento é facilitado na penumbra. As mulheres verbalizavam menos dor. Já no grupo de mulheres que pariram com todas as luzes acesas, houve uma demora maior para fazer a sequência do nascimento. Provavelmente, um dos motivos é que elas se sentiam mais observadas e acabavam ficando mais tensas.”

explica a autora do estudo, Michelle da Silva, enfermeira obstetra.

A explicação científica está no cérebro humano: a iluminação forte ativa o neocórtex, que é o lado do raciocínio. Ou seja, ao invés de ativarem suas emoções e produzirem oxitocina, que é o hormônio natural do parto, as mulheres acabam ficando em estado de alerta e tensão, impedindo que o parto flua de forma mais tranquila. Segundo os pesquisadores, as emoções são o principal combustível para a mulher nesse momento, e elas normalmente seguem a sequência dos seguintes sentimentos: medo, surpresa, raiva, alegria. A raiva é a responsável por fazer a mãe empurrar o bebê, e por isso é tão fundamental.

A diferença esteve mesmo na iluminação. Quando o ambiente era todo iluminado, elas demoravam mais em seu tempo de emoção, porque às vezes apareciam também nojo e tristeza misturados. É como se custasse para engatar a surpresa e a raiva.”

MICHELLE DA SILVA, ENFERMEIRA OBSTETRA.

Sobre o ambiente

Segundo o obstetra Alberto Jorge Guimarães, além da iluminação, existem fatores que podem contribuir para a tranquilidade do parto, mesmo em centros cirúrgicos, como o caso das cesáreas. Os fatores do ambiente, como temperatura adequada, posição confortável, privacidade e acompanhamento atencioso são fundamentais. Todo e qualquer detalhe é importante: até mesmo as conversas paralelas da equipe podem acabar atrapalhando.

Ele também fala sobre a importância da mulher entender o processo de parto, pois quanto mais ela souber sobre o procedimento, mais segura e tranquila ela estará, contribuindo naturalmente para a liberação da oxitocina. A luz ainda pode ajudar nos momentos pré parto, como os banhos relaxantes, as sessões de exercícios leves, as massagens, etc. Para estas ocasiões, além de optar por lâmpadas com menor intensidade, vale lembrar que as temperaturas de cor mais adequadas são aquelas mais quentes, que ficam em torno de 2700K.

Para além do parto

A técnica de identificação da fisionomia adotada no estudo também pode ser adotada na psiquiatria, criminalística ou até com pacientes em coma. A autora Michele afirmou que o sistema é parecido com um detector de mentiras, mas que interpreta também as emoções.

Os autores da Facs se mostraram interessados neste estudo, uma vez que o sistema deles nunca havia sido aplicado à saúde da mulher e nem à Obstetrícia. Hoje a Facs está tão difundida em vários tipos de pesquisa e de diversas áreas que já foi montado um grupo nos Estados Unidos que somente elucida emoções e codificação da ação dos músculos que geram as emoções.”

A luz também pode contribuir positivamente para estas áreas. Levando em consideração que ela influencia muito no aspecto do ambiente e do local, ela pode ser usada em técnicas investigatórias, por exemplo. No caso da entrevista de uma vítima traumatizada, a iluminação precisa passar uma mensagem de segurança e conforto. Esse pequeno detalhe pode ser fundamental para que a pessoa se sinta mais à vontade e conversa flua de forma mais adequada.

Luz muda tudo!

Com a leitura desse texto você percebeu que a luz, além de ser capaz de transformar os ambientes da nossa casa, também pode guiar as nossas emoções e ser uma grande aliada no momento do parto, ou em qualquer outra situação delicada que possamos passar. De fato, ela muda tudo!

Quer saber mais? Confira como a luz pode ser protagonista.