Dá uma luz aqui

Como criar um escritório em casa gastando pouco?

Em 2020 o home office ganhou força por conta da pandemia. Nos vimos obrigados a ficar em casa e, sem muita escolha, acabamos nos acostumando com o novo formato de trabalho. Num primeiro momento muita gente estranhou, mas estudos atuais mostram que 91% dos profissionais Brasileiros preferem atuar num modelo de trabalho híbrido, ou seja, parte em casa, parte no escritório. Muitos relatam que a produtividade aumenta consideravelmente quando se trabalha em casa.  

E aí surge a dúvida: como aproveitar melhor os espaços da nossa casa e transformá-los em ambientes produtivos para trabalho e relaxantes para descanso? A iluminação correta é uma grande aliada nesse sentido. Viemos lhe mostrar que é possível montar um local produtivo e aconchegante, melhorando suas experiências de trabalho em casa, sem gastar muito. Quer saber como? 

Por onde começar

Hoje em dia os apartamentos estão cada vez menores, não é mesmo? Por esse motivo, talvez você não tenha uma área dedicada somente para trabalho ou estudo no seu lar. Então, dentro das suas possibilidades, comece escolhendo um local onde você se sinta confortável e acolhido, afinal, você passará grande parte do seu dia nele. Por isso, é essencial que o espaço escolhido para montar o seu escritório seja silencioso e reservado, assim você conseguirá manter a rotina em ordem e se concentrar nas suas demandas.

Itens Indispensáveis

Agora que você já escolheu o seu cantinho, vamos aos itens que você precisará para trabalhar. O primeiro item indispensável da sua lista para montar um escritório em casa é a sua mesa de trabalho. Calma, você não precisa sair correndo para comprar uma escrivaninha ou uma mesa, nós vamos mostrar como é possível montar o seu home office utilizando os móveis que você já tem. Sabe aquela bancada que está cheia de objetos que só ocupam espaço no seu quarto ou aquela mesa que você não usa há anos? Então, chegou a hora de transformá-la no seu local de trabalho.

Comece eliminando tudo aquilo que você não vai utilizar e substituindo por objetos essenciais, como: notebook, fones de ouvido, agenda e canetas – isso se você ainda não substituiu o uso do papel por ferramentas digitais, como Google Agenda, por exemplo. Não esqueça, é bom deixar sempre por perto sua garrafa de água e aquela xícara de café preferida.

Já falamos sobre a importância do conforto no seu local de trabalho e um item que contribui muito para isso é a cadeira. Pois você deve passar cerca de oito horas do seu dia sentado nela. Você não precisa escolher a cadeira mais bonita nem a mais cara, mas é fundamental que escolha a mais adequada, que se adapte bem às suas medidas e às dimensões da sua mesa, evitando futuros desconfortos. Pronto! Você já tem os materiais básicos, a cadeira apropriada e um ambiente convidativo para iniciar o seu dia.

A importância da Iluminação

O novo formato em que ocorrem as reuniões de trabalho – as já conhecidas reuniões online – via Google Meet, Zoom, Skype – aumentaram bastante no período de home office e exigem também um cenário adequado e uma boa iluminação. Por isso, viemos ajudar você a entender como a iluminação certa pode ser sua grande aliada, além de ajudar a melhorar sua performance no trabalho. 

Por isso, você deve saber que, basicamente, as luzes mais frias são energizantes e melhoram a concentração, enquanto as luzes quentes são mais relaxantes e agradáveis, fornecendo uma sensação maior de conforto

Dicas de iluminação

LightSense

Para quem está trabalhando de casa, a iluminação inteligente e conectada pode fazer uma enorme diferença no dia a dia. A possibilidade de dimerizar a iluminação agrega muito ao espaço de home office: a tecnologia LightSense da Brilia pode ajudar você nisso. Com ela, é possível criar rotinas de iluminação que simulam o ciclo circadiano, ou seja, reproduzem a transição da luz solar ao longo do dia, fazendo com que o corpo e a mente funcionem adequadamente em cada período. 

Esse jogo de iluminação, entre luz mais clara e luz mais baixa, determina o nosso relógio biológico interno, adaptando nossa fisiologia às diferentes fases do dia e promovendo nosso bem-estar. Isso ajuda a acionar e regular funções vitais de nosso comportamento, como o sono, o metabolismo, a temperatura corporal e os níveis hormonais. Tudo isso colabora para que você tenha um dia mais produtivo.

Luminárias de apoio

Se a sua bancada de trabalho estiver no quarto, aposte em luminárias de apoio que complementam o ambiente. Dessa forma, você não precisa alterar a iluminação existente, mas terá suporte de uma iluminação estimulante – luz mais forte -, que será útil na hora daquela reunião importante, já que ela deixará você mais desperto. Já quando você precisar se dedicar a um longo trabalho, desligue suas luminárias e mantenha a iluminação aconchegante – luz mais suave – no ambiente, evitando o cansaço dos olhos e da mente.

Fita LED

Se a sua mesa de trabalho estiver embaixo de um armário aéreo, o mesmo pode fazer sombra e comprometer a iluminação geral do ambiente. Uma boa opção é aplicar uma Fita LEDfonte de luz em formato de fita flexível e normalmente adesiva – abaixo do armário para fornecer a iluminação necessária para manter o foco em suas tarefas.

Spots

Outra ótima opção para adaptar a luz do seu escritório improvisado é o trilho com spots. Considerado um item básico para alcançar uma iluminação versátil, os spots são direcionáveis e têm o poder de mudar o foco da iluminação e transformar o ambiente de acordo com a intenção de uso. Assim como as luminárias de apoio, os spots podem dar suporte nas horas em que você necessitar de uma luz de destaque.

Invista em criatividade!

Viu como não é preciso investir muito para criar um escritório em casa? O importante é usar a criatividade e saber que nenhuma regra é definitiva na hora de montar seu home office. Organize um ambiente acolhedor, com móveis e objetos adequados para que você se sinta bem durante sua rotina. Mas, lembre-se: é preciso atentar-se aos detalhes, como por exemplo, a iluminação, para obter uma experiência ainda melhor e que não prejudique o seu desempenho no trabalho. Acesse nosso site e confira a grande gama de produtos da Brilia!