Dá uma luz aqui

Como dimerizar fitas LED

A fita LED é um ótimo recurso para iluminar, destacar e decorar, além de oferecer outras vantagens, como redução do gasto de energia, flexibilidade e sua aplicação descomplicada. No conteúdo postado no nosso blog anteriormente, te explicamos sobre os diferentes modelos de fitas LED e como escolher o Driver ideal para cada uma delas. Hoje, vamos te ensinar como dimerizar suas fitas LED e de quais formas você pode fazer isso.

O que é dimerização

Imagine poder transformar um ambiente através da luz, com um simples toque. Isso é o que pode ser feito através da dimerização. Ela possibilita o controle da intensidade da luz e tem como principal finalidade a criação de cenas personalizadas. Com a dimerização, um mesmo ambiente pode ser usado para funções diferentes, gerando sensações diferentes. Por exemplo, em uma cozinha com conceito aberto, durante o dia, uma iluminação intensa para melhor executar as funções do dia a dia, à noite iluminação reduzida para um vinho em uma atmosfera aconchegante. Além de criar um cenário ideal, a redução de luminosidade também gera economia de energia.

Produtos dimerizáveis e o dimmer

O requisito básico é que a fonte de luz seja dimerizável. Escolha luminárias, lâmpadas e fitas que permitam a dimerização. Feito isso, é o momento de escolher o dimmer, que é um dispositivo de controle que funciona como variador do fluxo de energia e, consequentemente, da intensidade da iluminação. Há diversos modelos de dimmers no mercado compatíveis com produtos LED e você certamente já viu alguns deles por aí. O modelo mais comum é no formato de interruptor de parede com um pequeno botão que pode ser girado para controlar a intensidade.

Com o conceito de dimerização em mente, vamos falar mais em detalhes sobre nosso foco de hoje: como dimerizar fitas LED.

Fitas Dimerizáveis

Todos os modelos de Fitas LED Brilia podem ser dimerizados, contudo, há diferenças nas instalações e nos acessórios necessários. Os modelos Plug&Play podem ser dimerizados diretamente, pois estas fitas são ligadas direto na energia. Já os modelos 12V e 24V necessitam de driver (fonte de alimentação), assim, o driver deve ser dimerizável. Ambas são compatíveis com o mesmo modelo de dimmer, do tipo Triac, que são facilmente encontrados no mercado. Porém, é importante consultar as potências mínimas e máximas do dimmer que será utilizado, para garantir o funcionamento adequado. Como exemplo, podemos pensar em um driver dimerizável de 100W, com 80W de fita instalados, neste contexto, precisaremos de um dimmer com pelo menos 100W de potência. É importante assegurar que o fabricante do dimmer garanta seu bom funcionamento com produtos LED.

Passo a passo – Modelos: 12V e 24V

  • Instale o dimmer no interruptor de parede;
  • Instale o driver e a fita no local escolhido;
  • O dimmer se conecta com o driver e o driver se conecta com a fita;
  • Pronto, sua fita já pode ser dimerizada!

*Siga todas as orientações de segurança e especificações de dimensionamentos para realização da ligação.

Passo a passo – Modelos: Plug&Play (127V ou 220V)

  • Instale o dimmer no interruptor de parede;
  • Escolha o modelo de fita de acordo com sua rede elétrica: 127V ou 220V;
  • Instale a fita no local escolhido;
  • O dimmer se conecta diretamente com a fita;
  • Pronto, sua fita já pode ser dimerizada!

*Siga todas as orientações de segurança e especificações de dimensionamentos para realização da ligação.

Dimerização e muito mais com as Fitas Inteligentes Brilia

Para os mais tecnológicos, a experiência pode ir além da dimerização com o modelo de Fita LED Inteligente Wi-Fi RGBWW. O modelo Smart da linha LightSense oferece todo o poder do branco frio, o aconchego do branco quente e mais de 16 milhões de cores RGB, tudo em único produto em formato de kit: com fita, driver e controlador já inclusos. Sua conexão Wi-Fi permite que você controle a iluminação dos seus ambientes através de dispositivos móveis, como celular, smartwatch e também através de assistentes de voz, como Google Assistente e Alexa.

Solte a imaginação e divirta-se descobrindo todo o poder transformador da luz inteligente com esta fita. Basta conectá-la à rede Wi-Fi local, cadastrar e realizar toda a programação pelo App Brilia LightSense de um jeito simples e intuitivo e aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis na plataforma. Para saber mais sobre a tecnologia LightSense você pode acessar o conteúdo: Além da dimerização: saiba por que LightSense oferece uma experiência única de calibragem da intensidade da luz.

Entender para iluminar

Viu só, dimerizar Fitas LED é mais fácil do que parece. O fator chave é identificar os tipos de fitas e acessórios e dimensionar tudo certinho. Se faltou algum detalhe ou se uma situação diferente apareceu no seu projeto não se preocupe, conte com o time de especialistas.

E aí, gostou do conteúdo? Agora você pode escolher suas fitas LED e dimerizá-las para ter um ambiente com a sua cara e ainda economizar energia.