Inspiração

Conheça a irreverência de Philippe Starck

Francês, nascido em Paris, Philippe Starck é um dos grandes nomes mundiais do design. Desde pequeno passou a inventar coisas, e – com apenas 19 anos – criou o projeto de dois clubes. O sucesso imediato e precipitado, fez com que Starck virasse um dos queridinhos do meio do design, chamando a atenção, inclusive, do ex-presidente François Mitterand. 

Mas não era para menos: o seu talento chama a atenção por trazer traços surpreendentes – às vezes, até contraditórios -, trabalhando como designer de produtos, de mobiliário e de interiores, com bastante destaque nos projetos hoteleiros. Em 1976, iniciou suas colaborações aos maiores fabricantes de design, como Driade, Alessi, Kartell, Vitra e Disform. Aos 72 anos (2021), o designer tem mais de dez mil projetos de sua autoria.

Conheça algumas obras de Philippe Starck

O legado de Philippe Starck é infinito. O autor revolucionou materiais, segmentos e estilos. Para trazer um pouco de contexto a você, separamos algumas de suas obras mais irreverentes. Confira! 

Juicy Salif

Desenhado em 1990, o objeto assumiu a funcionalidade através de um formato de aranha, proporcionando uma reação inusitada e um propósito decorativo. De acordo com Michael Czerwinski, do London’s Design Museum:

Starck transformou o que era só mais um objeto na gaveta da cozinha em um objeto de desejo, indicações de significado intelectual e uma mítica falta de poder para extrair suco.”

Michael Czerwinski

Guns Table

O modelo projetado em 2005 possui uma justificativa instigante de Philippe: “o design é minha arma”. 20% das vendas da coleção foram doadas a uma organização de caridade. Tem duas opções de acabamento: ouro polido de 18K com um tom preto fosco de seda em ouro por dentro, ou um acabamento cromado com um tom branco, tela de seda em prata por dentro. O produto é destinado a leitura direta ou iluminação ambiente.

Pibal

Já pensou misturar uma bicicleta com um patinete? Em parceria com a Peugeot Cycles, Philippe criou o que ele chamou de uma resposta à nova ergonomia urbana, com um produto que permite tanto uma pedalada de longas distâncias como um passeio confortável. 

Cadeira Louis Ghost

Uma das mais famosas obras de Philippe, criada em 2002, é símbolo de modernidade e sofisticação. Inspirada na cadeira de Luis XV, em estilo barroco, ela foi desenvolvida em policarbonato injetado. Além do seu visual leve, essa obra de Philippe também ficou conhecida por usar como material base o plástico, que era considerado de mau gosto para a criação de móveis. 

Hotel Yoo2 no Rio de Janeiro

Inaugurado em 2016 e com a assinatura de Philippe Starck , o hotel Yoo2 Rio de Janeiro ganhou leveza na iluminação planejada pelo duo Eduardo Becker e Kati Carbonell com iluminação 100% Brilia.O projeto ganhou muita notoriedade, não só pelo seu design de interiores com peças  selecionadas pelo escritório Yoo Studio – do inglês John Hitchcox, sócio de Starck, mas também pela criatividade do design de iluminação, responsabilidade dos arquitetos Eduardo Becker e Kati Carbonell.

A iluminação acompanha o despojamento e a leveza da ambientação dos interiores do hotel, que foi planejada para evocar o espírito carioca de ser, em especial o clima de descontração do Rio de Janeiro.”

AFIRMA EDUARDO BECKER

Como os quartos costumam ser a cereja do bolo em todo  hotel, os aposentos foram planejados com uma iluminação diferenciada. “Os quartos exigiam  uma leveza e conforto visual. Depois de um dia curtindo a vida carioca, o descanso dos hóspedes é fundamental. Portanto, os quartos mereceram uma atenção especial. O projeto  luminotécnico criou espaços livres de ofuscamento, controle de intensidade e simplicidade no  manejo do equipamento, fizemos o possível a fim de garantir o aconchego para as horas de descanso.  Felizmente atingimos esse objetivo”,  destaca Kati Carbonell.  

A grande inovação na iluminação, segundo os arquitetos, foi a quebra do paradigma no uso do LED. “Havia pedidos para o uso de lâmpadas halógenas, mas  conseguimos provar que os LEDs eram mais eficientes, econômicos e que se igualavam em efeito  com as halógenas. Neste  aspecto, o portfólio da Brilia é imbatível”, destaca Kati Carbonell.  

Tecnologia LED

Com tanta modernidade envolvida nesse projeto, a Brilia não poderia estar de fora. Fomos responsáveis por fornecer toda a iluminação LED do hotel e convidamos o escritório gaúcho Atelier de Iluminação para desenvolver um projeto luminotécnico exclusivo. Sob a supervisão do grupo Yoo, a dupla de profissionais teve total liberdade para encontrar as  melhores soluções e buscar alternativas de concepção para o projeto luminotécnico.

Com exceção de algumas luminárias específicas que levaram lâmpadas de filamento de carbono, todos os espaços do Yoo2 Rio de Janeiro são iluminados por LEDs Brilia: halls, terraço,  corredores, quartos, depósitos e garagens. A uniformidade da iluminação em todas as instalações trouxe equilíbrio ao projeto. “Mesmo que  haja  diferença  na  cor ou  função de cada  espaço, tivemos a preocupação de manter uma unidade em todo hotel. Esta percepção não podia ser perdida”, pontua Eduardo Becker.

A dupla de arquitetos Eduardo Becker e Kati Carbonell utilizou uma grande variedade de produtos do portfólio Brilia para o projeto luminotécnico do hotel Yoo2 Rio de Janeiro. “Usamos fitas em vários locais e de potências diversas, desde pequenos nichos, passando por sancas e  móveis. As dicroicas GU10, pelo pequeno porte, possibilitaram destacar pequenas partes do projeto e quando usadas com facho adequado, permitiam abranger áreas maiores. Lâmpadas bulbo filamento foram utilizadas em abajures e pendentes e também bipinos de LED, downlights e tubulares”, descrevem os arquitetos.

Para a dupla, o efeito luminoso planejado para o hotel  foi  alcançado com o uso da tecnologia LED da Brilia.

Tudo o que idealizamos em iluminação foi  atingido e isso nos emociona. Sentimos a felicidade de todas as pessoas envolvidas no projeto  durante a obra e o rosto de satisfação de nossos clientes