Dá uma luz aqui

Conheça os principais tipos de lâmpadas e luminárias

Brilia, dá uma luz aqui! Fizemos um compilado das informações a respeito dos principais tipos de lâmpadas e luminárias do mercado, para que você consiga entender cada uma, suas funcionalidades e particularidades. Você tem vontade de transformar os ambientes da sua casa, mas não sabe qual tipo de iluminação escolher? Então esse texto é pra você.

Antes de começar, é importante mencionarmos que não existem regras para a iluminação, apenas melhores práticas a serem seguidas de acordo com o resultado que você está buscando. O portfólio Brilia está repleto de opções para cada tipo de efeito. Contamos com uma grande variedade de produtos disponíveis em distintas temperaturas de cor, ângulos de facho de luz, IRC (índice de reprodução de cor), dimerização com controle de intensidade, entre outros.

Dependendo dessas características, uma mesma linha de produtos pode possuir diferentes aplicações, como é o caso das lâmpadas ARs (aluminium reflector), por exemplo. Uma AR de ângulo mais fechado, como 10º ou 12º, é indicada para destacar detalhes bem específicos na decoração, pelo fato do seu facho de luz ser mais direcionado. Já uma AR de ângulo médio, como a de 24º, pode ser utilizada tanto em iluminação geral, por ter um facho com maior abertura, quanto para destaque de decoração. Portanto, quando se trata da usabilidade dos produtos Brilia, o poder transformador da criatividade pode ser um grande aliado.

Lâmpadas

Iluminação de Destaque

AR

São muito utilizadas para fins cênicos pois proporcionam um efeito de destaque com ângulos de abertura que variam entre 10º e 24º.  Os modelos AR70 e AR111 se diferenciam por algumas características: diâmetro da lâmpada – os números que acompanham o modelo representam o diâmetro de cada uma  delas -, e a intensidade luminosa (candelas) – a AR70 conta com menor intensidade que a AR111, por isso, a primeira é indicada para pé direito normal e a segunda para pé direito duplo.

No portfólio Brilia, contamos com ARs de alta performance, IRC>90, fiéis na reprodução de cores, com ótica recuada (que causa redução de ofuscamento) e versões dimerizáveis que proporcionam controle de intensidade. Esses detalhes fazem com que esses produtos sejam ideais para aqueles projetos que exigem maiores diferenciais técnicos. 

PAR

Leva esse nome (PAR – Parabolic Aluminium Reflector) por conta de seu formato e design original parabólico, desenvolvido para tecnologia halógena. Também são consideradas lâmpadas de iluminação de destaque, quando a iluminação geral do ambiente precisa de um toque focal amplo e difuso. Da mesma forma que as ARs, a diferença entre os tipos de PARs está no tamanho e consequente intensidade luminosa de cada formato: a PAR20 é ideal para ambientes com pé direito normal, e a PAR30 ou 38, para pé direito mais alto e espaços maiores. 

Os modelos tradicionais também eram frequentemente utilizados para iluminação de áreas externas em luminárias blindadas ou espetos de jardim. No entanto, a tecnologia LED substituiu esta aplicação por luminárias com fonte de luz integradas nos formatos de embutidos de solo, espetos de jardim e spots externos e com os devidos níveis de proteção IP de acordo com a aplicação.

MR16 (Dicróica) e MR11 (Mini Dicróica)

Grandes aliadas na iluminação de destaque em casos em que se busca foco em objetos, bancadas ou efeito de marcação de luz quando instaladas próximas da parede. Demandam luminárias mais delicadas pois são menores que os modelos anteriores, o que permite que se encaixem em bases mais compactas, recuos de gesso e mobiliário reduzidos.

Iluminação Geral

Tubular T8, T5 e HO

Uma solução indispensável para quem quer aliar praticidade, eficiência e economia na hora de iluminar ambientes comerciais e alguns espaços residenciais como áreas de serviço, garagens, entre outros. Com efeito difuso, as lâmpadas tubulares podem ser aplicadas em sancas, luminárias troffer de embutir ou sobrepor, plafons modulares ou, ainda, em luminárias lineares. Estão disponíveis em modelos de 60cm, 120cm (T8 e T5) e 240cm (HO), com várias opções de temperaturas de cor fluxos luminosos. Os modelos atuais em LED possuem driver (fonte de luz) integrados, dispensando reatores eletrônicos externos que faziam parte dos modelos tradicionais fluorescentes.

Bulbos e Ultra Bulbos

Essa lâmpada substitui as antigas e comuns incandescentes e fluorescentes compactas eletrônicas. Comparadas a esses modelos, são extremamente econômicas, visto que, por serem LED, têm maior vida útil e mesmo – senão maior – fluxo luminoso.

Peça coringa nos projetos de iluminação, as Lâmpadas Bulbo LED se adaptam perfeitamente aos mais diferentes ambientes e estilos. A versatilidade no uso permite sua aplicação tanto para a iluminação geral de um espaço quanto para soluções mais decorativas, como em abajures, lustres ou luminárias, conferindo um efeito amplo e difuso, além de alta eficiência luminosa.

Mas atenção! O que diferencia essas aplicações é o fluxo luminoso de cada modelo de Bulbo: quanto maior o fluxo luminoso, mais funcional se torna a lâmpada, e menos decorativa. Temperaturas de cor também influenciam diretamente no uso, sendo as de até 3000K recomendadas para maior aconchego, e as neutras (4000K) ou frias (6500K) para ambientes de trabalho que exijam maior concentração.  

Os tamanhos também variam de acordo com a potência denominado pela letra A, acompanhada do diâmetro da lâmpada em mm (ex. lâmpadas menores tem A55 ou A60, já lâmpadas com fluxo luminoso maior exige tamanho maior, A65 ou superior, que são as Ultra Bulbos).

Iluminação Decorativa

Bulbo Decorativa

Para decoração, como falado, as Bulbos também são grandes aliadas. As lâmpadas com fluxo luminoso mais baixo acabam ofuscando menos a visão e podem ser utilizadas em luminárias pendentes sobre uma mesa, balcão, etc. No portfólio Brilia, por exemplo, os modelos decorativos apresentam diversos diferenciais: formatos de filamentos que ficam aparentes, tonalidades do vidro da lâmpada, formas inusitadas, formatos espelhados da superfície da lâmpada e muito mais. Do estilo contemporâneo ao retrô, a iluminação ganha uma peça decorativa cheia de personalidade e um efeito de luz super sofisticado.

Vela

É um modelo de lâmpada de LED com um design diferenciado que imita uma vela com chama acesa, tendo um papel protagonista na decoração. A tecnologia LED no formato de filamentos que imitam os antigos modelos incandescentes proporcionou ganho importante de design neste formato. Quando a decoração é o ponto chave do seu projeto, aposte nas Velas LED Brilia. Charmosas e com efeito diferenciado, são encantadoras e ideais para aplicação em lustres, candelabros, abajures e luminárias. Detalhes que mudam tudo em qualquer ambiente.

Bipino (G4 ou G9)

Esse termo é utilizado desde as lâmpadas convencionais halógenas por conta do formato das suas bases (tipo G4 ou G9), representando os dois pinos paralelos que saem do corpo da lâmpada para 12V (G4) ou 127/220V (G9).

O nome “bipino” permaneceu para as atuais lâmpadas LED, que permitem o retrofit (substituição da tecnologia anterior com mais eficiência), com maior durabilidade e pacote luminoso. As bipinos são lâmpadas decorativas e atuam como pontos de luz, delicadas no tamanho e gigantes na qualidade e efeito luminoso, e são perfeitas para aplicação em peças decorativas como lustres e arandelas. Os formatos encapsulados replicam o design tradicional das halógenas mantendo a fidelidade do efeito de luz difuso. Já os modelos com LEDs aparentes são ideais para uso em peças em que a lâmpada não fica visível e que exigem maior fluxo luminoso.

Luminárias

As características da tecnologia LED, como longa vida útil e dimensões compactas, permitiram que luminárias que antes dependiam de lâmpadas pudessem ser integradas. Isso aumentou significativamente as possibilidades de design e favoreceu a melhor dissipação de calor, uma vez que o corpo da própria luminária (ex. em alumínio) desempenha essa função, para que os LEDs trabalhem sempre dentro de sua faixa máxima de temperatura e assim mantenham sua durabilidade.

Iluminação de Destaque

Spot

Os Spots podem vir com a fonte de luz integrada ou não. Esse segundo formato permite que a escolha da lâmpada que vai compor a luminária seja muito pessoal, já que existe uma variedade muito grande de lâmpadas com diferentes ângulos de facho de luz e temperaturas de cor, dimerizáveis ou não. O intuito dos Spots é permitir direcionar o facho de luz, tanto em formato de embutir (forro de gesso) como sobrepor (laje). São muito utilizados para dar destaque a objetos decorativos ou texturas nas paredes. Quando for este o caso, aposte nos Spots ou nas lâmpadas com IRC>90 e R9>50 (reprodução de tons vermelhos) para um efeito fiel.

Downlights

São luminárias para aplicação no teto que, como o próprio nome em inglês já diz, direcionam o facho de luz para baixo. O portfólio da Brilia conta com diversos modelos de Downlight, e o que diferencia um do outro é o formato, a aplicação e o tipo de luz e/ou a angulação que cada luminária entrega.

Conheça alguns:

Downlights Lineares: projetadas para compor com muita elegância os projetos de iluminação e decoração, são muito utilizadas em corredores e até mesmo em móveis com prateleiras. Disponíveis em vários tamanhos e potências, são desenvolvidas em alumínio com acabamento branco ou preto fosco, e em formatos de embutir e sobrepor. São tendência em iluminação downlight de destaque. O formato wall washer permite criação de cenários de luz e garante um efeito direcionado que valoriza detalhes e texturas das paredes;

Downlights Orientáveis: para quem busca praticidade e versatilidade no projeto de iluminação, a família de Downlight Orientável é uma boa escolha. A variedade de modelos conta com tamanhos e fluxos similares aos principais modelos de lâmpadas de iluminação de destaque (MR11, MR16, PAR20 e PAR30), opções de temperaturas de cor e facho orientável.

Downlights Cilindro e Cubo de sobrepor: modernas e práticas, são ideais para uso em ambientes internos, compondo a iluminação geral ou valorizando espaços. Indicadas para aplicação em lajes, têm por finalidade dar destaque a algum ponto fixo;

Downlights de Alta Performance: desenvolvidas para proporcionar maior eficiência com alto fluxo luminoso e uma distribuição de luz perfeitamente homogênea, as luminárias de alta performance são a escolha ideal para compor espaços comerciais com pé direito alto, como shoppings, supermercados, grandes lojas, entre outros. Seu design projetado com recuo antiofuscante ainda garante maior conforto visual e naturalidade.

 Iluminação Decorativa

Arandelas

Estilo de luminária que é fixada na parede, muito utilizada para fornecer luz de apoio difusa e decorativa. É uma forma de proporcionar conforto e elegância a iluminação, diminuindo o número de itens instalados no teto ou até mesmo sobre superfícies que levariam um abajur ou uma luminária de piso, deixando assim o ambiente mais clean, estiloso e ganhando mais espaço e funcionalidade.

Iluminação Geral

Perfis

Peça interessante para quem busca uma solução dinâmica e eficaz. Os perfis proporcionam uma iluminação linear que compõe um ambiente moderno e elegante. Fáceis de instalar, podem ser aplicados no teto, ou ainda em móveis, paredes ou pisos, entregando uma iluminação difusa e confortável. Além das vantagens estéticas e de aplicação, os perfis conferem melhor dissipação de calor ao LED (normalmente aplicado através de fitas de LED), prolongando sua vida útil. Normalmente exigem driver externo de 12 ou 24 VDC, de acordo com o padrão de tensão da fita ou dos LEDs.

Painéis

Praticidade, conforto e iluminação difusa unidas em uma só família de produtos. Os Painéis LED estão disponíveis para dois tipos de aplicação: de embutir ou sobrepor. Além disso, possuem os formatos redondo, quadrado e retangular. Já os tamanhos e potências são diversos para atender à qualquer necessidade. São muito funcionais e atuam como iluminação geral de ambientes por fornecer uma luz super homogênea, sem a necessidade de complemento. Dessa forma, são especialmente aplicados em ambientes em que a iluminação precisa ser igual e eficiente em todos os cantos do espaço. Disponíveis nas três temperaturas de cor.

Slim/Hermética

As luminárias Slim têm como papel uma iluminação difusa linear, que deixa o ambiente iluminado de forma homogênea e com ótima intensidade. São de uso interno e servem para iluminação geral em locais como estacionamentos, áreas de circulação/serviço e cozinhas.

Já a luminária Hermética possui índice de proteção IP65. Ou seja, têm as mesmas características da linha Slim, mas são indicadas para áreas externas em que existe ação de agentes como água, poeira, umidade ou necessidade de limpeza extrema, como em uma cozinha industrial, por exemplo. 

Iluminação Externa

Projetores

Opção de fonte de luz integrada, muito resistente (IP65), focada em oferecer segurança pois garante um ambiente bastante iluminado. Contam com diversas opções de potência e fluxo luminoso, para atender as mais amplas necessidades de iluminação de fachadas e áreas externas.

Balizadores

Muito indicados para iluminar caminhos, degraus, escadas e outros elementos próximos do chão. Proporcionam um efeito de iluminação que pode ser bastante funcional, com luz direcionada. Existem também os balizadores mais decorativos, que são indicados para utilização em áreas internas, dando um toque criativo ao ambiente.

Embutidos de Solo

Também auxiliam na iluminação de caminhos, melhorando a segurança da área externa e evitando acidentes. Em áreas com uma vegetação mais robusta, proporcionam um efeito decorativo e especial. Disponíveis em várias opções de potência com facho de luz fechado ou médio, em formatos redondo ou quadrado e com variações de acabamento preto ou aço inox.

Espetos

Seu uso é focado na iluminação da vegetação de um ambiente externo ou até mesmo em vasos maiores que compõe a decoração de um ambiente interno. Com um efeito direcionado, os espetos podem ser aplicados – com fácil instalação – em locais com forrações, pedriscos ou solo aparente. 

Iluminação Flexível

Fitas

Poderosa fonte de luz em formato de fita flexível. Disponíveis nos modelos que necessitam de um driver ou no formato Plug&Play, ligado diretamente na tomada. Com esse tipo de iluminação você consegue realçar traços arquitetônicos e decorativos de forma discreta e delicada, naqueles cantinhos onde não caberia uma lâmpada ou luminária. Garantem efeito homogêneo e incrível conforto visual. Super versáteis, as fitas podem ser aplicada em sancas, nichos, prateleiras, cabeceiras, espelhos, rodapés e perfis de alumínio.

Proporcionam melhor dissipação de calor que prolonga a vida útil da fita e efeito luminoso difuso através de acabamento leitoso aplicado ao perfil. Disponíveis em várias opções de temperaturas de cor e intensidades. Novos modelos de fitas mais potentes e também com encapsulamento dos LEDs no padrão COB (chip on board) deixam a aplicação ainda mais sofisticada. É importante sempre prever o espaço onde ficará alojado o driver, que pode ser de 12 ou 24VDC, a depender do modelo da fita escolhido e comprimento da aplicação. Acessórios como conectores também facilitam sua instalação com segurança.