Decoração

Estilos de decoração: descubra como transmitir personalidade para sua casa!

Com tantos estilos de decoração disponíveis pode ser difícil escolher o que mais combina com a sua casa, não é mesmo? Industrial, Minimalista, Contemporâneo… O que importa mesmo é fazer sentido para você. E é por isso que você precisa saber que: com luz tudo faz mais sentido! Entenda:

Decoração e Iluminação

É importante que a iluminação e a decoração escolhidas para o seu lar andem sempre juntas. Pois, a luz é um fator essencial para o desenvolvimento e sucesso dos projetos de design de interiores. A escolha certa da luz é capaz de transmitir diversas sensações para os seus ambientes, de acordo com a intenção de uso dos espaços, com as suas necessidades e com a sua personalidade. Além disso, uma iluminação eficiente tem o poder de valorizar a arquitetura e destacar a decoração, transformando o ambiente através de suas nuances e efeitos.

Estilos de Decoração

Para falar sobre os diferentes estilos de decoração, contamos com a ajuda da arquiteta Renata Pocztaruk, CEO e fundadora da ArqExpress.

Decoração Moderna

Estilos de Decoração – Moderna

O estilo de decoração moderna é um dos mais reproduzidos ao redor do mundo. E é baseado, principalmente, na crença de que “a forma deve seguir a função”, tendo como objetivo a funcionalidade. Assim, o design da mobília e dos objetos decorativos deve refletir sua finalidade. O estilo despojado é marcado pelos elementos mais puros e sem ornamentos, os materiais de origem natural com cores neutras e terrosas são peças chave para essa decoração.

Muito utilizada, a iluminação aconchegante é ponto de destaque para esse estilo, trazendo elementos de luz modernos e diferenciados para o ambiente. Em ambientes residenciais, a dica é apostar em uma luz com temperatura de cor mais quente, promovendo a sensação de aconchego e relaxamento para o cômodo.

Decoração Industrial

Estilos de Decoração – Industrial

A decoração industrial é atual e jovem, possui características bastante marcantes e fáceis de perceber. É aplicada, na maioria das vezes, em ambientes integrados, como cozinha e sala. Os revestimentos empregados são, geralmente, formados por tijolos aparentes, concreto e cimento queimado ou ainda, a ausência de forro.

A iluminação é um dos fatores mais importantes desse estilo. Com ar mais despojado, os trilhos, perfis e lâmpadas de filamento aparentes fazem parte da proposta e ainda se tornam elementos especiais na decoração.

Decoração Minimalista

O estilo de decoração minimalista é aquele no qual o excesso não tem vez. Tanto as cores quanto a decoração costumam ser mais neutras, trazendo ao ambiente apenas itens essenciais. Há ainda o predomínio de linhas retas e elementos mais homogêneos. Seja na decoração ou na luz, tudo é mais suave e discreto.

A iluminação indireta aplicada em sancas ou mobiliários é muito utilizada nessa decoração, sem necessidade de ponto de luz central ou de destaque. A luz com temperaturas de cor neutra ou fria ajudam a manter essa atmosfera mais clean. A Fita LED é uma ótima opção para esse estilo de decoração, ela permite realçar traços arquitetônicos e decorativos de forma discreta e delicada.

Estilos de Decoração – Minimalista
Fonte: https://litawards.com/winners/winner.php?id=2434&count=7&mode=win
Hotel Mono – Singapura / Projeto: William Chan

Decoração Contemporânea

O estilo contemporâneo é caracterizado pela decoração limpa, funcional e simples. Tanto na decoração quanto na iluminação tudo é clean! Em ambientes onde esse estilo predomina, é muito comum vermos dinamicidade nos projetos de iluminação, adequando tanto o ambiente quanto às luzes, às diferentes necessidades do cliente.

O contemporâneo, acompanha a evolução dos tempos, e atualmente, visa praticidade e simplicidade para o seu dia a dia. É por isso, que a iluminação versátil é uma grande aliada desse estilo de decoração. O uso de circuitos diferentes, assim como de iluminação dimerizável – que possibilita controlar a intensidade da luz -, permite a criação de várias cenas e efeitos luminosos em um mesmo ambiente. E, muitas vezes, uma simples alteração na iluminação do espaço é o que você precisa para valorizá-lo e o modificar visualmente.

Estilos de Decoração – Contemporânea

Estilos de Iluminação

Você deve estar se perguntando: qual a iluminação ideal? Nós acreditamos que não existem regras para a iluminação, mas sim as melhores práticas a serem seguidas para alcançar os resultados esperados. Conheça um pouco sobre iluminação aconchegante, estimulante e versátil e descubra o melhor estilo para cada ambiente!

Iluminação Aconchegante

Na iluminação aconchegante, que citamos na decoração moderna, utiliza-se uma luz menos intensa e com temperaturas de cor mais quentes (2700K ou 3000K), aquelas mais amareladas, sabe? Esse tipo de luz é mais suave aos olhos do que as luzes na temperatura de cor fria. São bastante indicadas para locais de descanso, como sala de estar ou quarto.

Para criar uma atmosfera mais intimista e relaxante para o ambiente dê preferência à luz indireta e difusa. E quando precisar de mais luz no ambiente, como na hora de fazer uma leitura, conte com lâmpadas ou luminárias de apoio.

Iluminação Estimulante

Para esse estilo de iluminação, utiliza-se uma luz com temperaturas de cor neutra ou fria (4000K, 5000k ou 6000k), como sugerimos na decoração minimalista. Esse tipo de luz estimula o foco e a concentração, além de promover mais energia e atenção na hora de realizar tarefas, por isso chamamos de iluminação estimulante. Aposte em produtos dimerizáveis para poder regular a intensidade da luz e alterar o clima de seus ambientes de acordo com o objetivo – estimular ou relaxar – evitando assim o cansaço dos olhos e mental.

Iluminação Versátil

Já na iluminação versátil, você pode utilizar temperaturas de cor e fonte de luz variadas para criar diferentes sensações de luz no mesmo ambiente, tornando a iluminação muito mais adaptável. Os trilhos, citados na decoração industrial, quando unidos aos spots, permitem que o facho de luz seja apontado para diferentes pontos, de acordo com cada momento e necessidade, aposte neles aqui também.

E aí, já escolheu o seu estilo?

Agora que você já sabe qual a iluminação mais indicada para cada estilo de decoração, conte com a gente para levar todo o poder transformador da luz para sua casa. Acesse o novo brilia.com, inspire-se com ambientes cheios de personalidade na área “Inspire-se com a luz” e conheça todas as soluções Brilia.