Dá uma luz aqui

Fitas LED: tudo o que você precisa saber!

As fitas LED se tornaram, mais do que tendência, uma realidade. Elas abriram espaço nos projetos de arquitetura e decoração a uma nova categoria: a de iluminação flexível. São uma boa estratégia para mudar o visual de um ambiente de forma simples e dinâmica. Pela versatilidade e flexibilidade, as fitas LED possibilitam um mundo de opções, favorecendo aqueles que investem na criatividade. Elas podem ser aplicadas de muitas formas: na montagem de letreiros para a parede, na iluminação de espelhos de banheiros, móveis, rodapés, sancas, cortineiros, detalhes do rebaixamento de gesso, telas tensionadas, perfis e outras inúmeras aplicações para efeito de luz indireta.

Com esse tipo de iluminação você consegue realçar traços arquitetônicos e decorativos de forma discreta e delicada, naqueles cantinhos onde não caberia uma lâmpada ou luminária. Pode, ainda, iluminar o ambiente inteiro, garantindo um efeito homogêneo e incrível conforto visual. Outra vantagem interessante é a facilidade de instalação e manipulação. Com a orientação correta, o cliente pode utilizar as fitas LED com toda a liberdade possível. Confira!

Tipos de fitas LED

A Brilia possui dois modelos de fitas LED: o de 12 ou 24V – que necessita de um driver – ou o formato Plug&Play – que possui driver integrado e permite a conexão direta na tomada. Ambas proporcionam melhor dissipação de calor que prolonga a vida útil da fita e efeito luminoso difuso através de acabamento leitoso aplicado ao perfil. Estão disponíveis em várias opções de temperaturas de cor – medidas em Kelvin – e intensidade. 

É importante avaliar também qual o IP (Índice de Proteção) da fita. Se você deseja instalar na área externa, ela precisa ter IP acima de 60, que significa que ela será resistente à água e poeira. Se você utilizar um material com IP menor em uma área atingida, o equipamento poderá parar de funcionar ou diminuir sua vida útil.

Aplicação das fitas LED

As fitas LED podem ser utilizadas com duas finalidades: iluminação principal (alta luminosidade) ou efeitos luminosos (para decoração). Apesar da segunda ser a mais utilizada, cada vez é mais comum a substituição de materiais tradicionais pelas fitas LED. Isso traz também uma maior diversificação dos focos de luz, permitindo que se criem efeitos diferentes, dependendo do número de fitas ligadas. Essa versatilidade, unida à tecnologia LED que é sustentável, não esquenta, tem grande durabilidade e não produz raios UV, faz com que esse produto seja cada vez mais aproveitado. 

Fita LED como iluminação principal

Fita LED como decoração

Orientações da embalagem e instalação

Quando você for comprar uma Fita LED, a primeira coisa que deve fazer é observar as informações da embalagem. Lá você encontrará a metragem do produto, a temperatura de cor, potência, voltagem e outras características técnicas importantes. Você irá perceber, inclusive, que as fitas LED são vendidas em rolos com tamanhos específicos. No entanto, elas podem ser cortadas e emendadas para aplicar nos mais diferentes espaços.

Para a instalação, de forma geral, é importante lembrar que:

  • O primeiro passo é limpar bem a superfície onde a fita será instalada, com um pano úmido, que tire todo o pó e a sujeira. Não esqueça de esperar secar;
  • Evite emendar muitas fitas de metragem menor para iluminar áreas maiores: utilize um produto de metragem adequada;
  • Todas as Fitas LED 12V ou 24V Brilia possuem fita dupla face no verso para a aplicação;
  • Tenha sempre o apoio de um profissional especializado em serviços de iluminação.

Variedade de modelos

A Brilia disponibiliza uma série de modelos de Fita LED, adequados às mais diferentes necessidades de especificações, incluindo fitas de altíssima performance (Selo B PRO) – ideais para uso como iluminação principal. Hoje além da sofisticação e versatilidade de uso das fitas, os profissionais encontram no nosso portfólio diferenciais de tecnologia e atributos específicos para atender cada projeto e sua necessidade. Conheça os tipos:

Fitas Plug & Play Brilia

As fitas Plug & Play Brilia possuem IP maior que 65, ou seja, são aptas para colocação em áreas externas, como sancas, nichos e até fachadas. Existem muitas variedades de modelo: quanto a temperatura de cor – 2700K ou 4000K -, tensão elétrica – 127 ou 220V -, tamanho – rolo de 5 ou 25 metros – e potência – 4.4, 10W ou 14.4W por metro. A última é ideal para utilização como iluminação principal.

Para cortar uma fita LED Plug & Play, é necessário identificar as partes com ausência total de LEDs, presentes a cada 50cm. O primeiro trecho, no entanto, precisa ter pelo menos 1m.

Instalação

Se compararmos o início da fita com o final, podemos perceber que ocorre uma perda de fluxo luminoso, por conta da resistência elétrica. Para evitar que isso ocorra, garantindo uma uniformidade da luz, é preciso realizar a instalação em paralelo. Ou seja, a alimentação inicial, assim como a final, precisam coincidir. 

Outra opção é utilizar o kit emenda da Brilia, que requer somente uma fonte de luz, emendando os espaços da fita. Nesse segundo formato, ocorre uma perda luminosa mais discreta. Você também pode comprar a fita de extensão maior, para usar uniformemente sem necessitar de nenhum acessório complementar. 

Fitas 12 ou 24VDC Brilia

Esse tipo de modelo necessita de um driver para seu funcionamento. Disponível com as variações padrão de temperatura da cor e tamanhos de 2 ou 5m. Existem ainda os modelos com Selo B PRO, que são bastante diferenciados e indicados para usos específicos de alta performance, bem como para temperatura quente ou natural: Fita LED Alto IRC (índice de reprodução de cor), Fita Ultra, Fita Ultra Alto IRC, Fita LED COB (para efeito decorativo homogêneo e sofisticado). A marca de corte é a cada 5 cm. É possível, ainda, comprar um driver dimerizável, para ter um efeito versátil na fita.

Instalação

Para saber exatamente qual driver é indicado, é preciso entender qual a potência total da fita. Isso é calculado através de uma conta simples: Potência por metro x Metros. Ou seja, se a fita consome 7,2W por metro, e tem uma extensão de 5 metros, a potência total é 36W. Utilizando essa medida como base, você deve adquirir um driver com potência, pelo menos, 20% maior que a da fita. Da mesma forma que a fita Plug & Play, você pode realizar a instalação em paralelo, com um driver por fita, ou com conector e emenda. 

Conclusão

Independente do modelo escolhido, a fita de LED garante um ar charmoso e intimista ao ambiente. Pela sua alta versatilidade, não há limites para sua utilização, desde que com segurança. Aproveite as nossas dicas e confira agora os modelos Brilia de Fita LED!