Dá uma luz aqui / Inspiração

Iluminação no Paisagismo

Você sabe como deixar o seu jardim ou aquele cantinho verde da sua casa ainda mais lindo e convidativo? A iluminação, quando combinada ao paisagismo, tem o poder de transformar seus espaços verdes em lugares ainda mais incríveis e aconchegantes. A luz valoriza cada elemento, evidenciando o que merece destaque, criando efeitos de luz e sombra e harmonizando a paisagem como um todo. Como uma tela em branco pronta para ser transformada em obra de arte, o papel da iluminação no paisagismo é dar ainda mais vida e cor à vegetação, além de ajudar a transmitir boas sensações. Quer descobrir mais sobre a técnica de iluminar paisagens?

Paisagismo

Paisagismo é a arte de projetar, planejar e fazer a gestão e a preservação de espaços livres. Diretamente ligado à arquitetura e urbanismo visa, de modo geral, organizar a paisagem, tornando o ambiente equilibrado e prazeroso para o convívio social. Além da estética, de tornar um espaço mais bonito e funcional para as pessoas, um profissional especializado em paisagismo tem como objetivo repensar o ambiente de maneira a preservar seu solo e cobertura vegetal, dando continuidade botânica ao local.

 A arte de iluminar

A iluminação no paisagismo é um importante recurso que, assim como em outras formas de arte, requer conhecimento e técnicas para ser aplicada, mas com boas dicas de quem entende do assunto, você também pode fazer isso. Durante o dia, por exemplo, é possível contar com a linda luz natural do Sol, mas à noite, é necessário investir em uma iluminação bem pensada e planejada para que você tenha sucesso na sua paisagem verde.
Através do jogo de luz e sombras, do destaque da silhueta de um arbusto, do realce da cor, da forma e da textura de uma vegetação, é possível ver o poder transformador da luz sobre a natureza. É utilizando dicas como essas que você conseguirá compor, transformar e encantar as pessoas, aplicando a iluminação no paisagismo.

Dicas de iluminação no paisagismo

Nosso parceiro e paisagista, Felipe Stracci, da Plantar Ideias e a arquiteta Maísa Viana da 1007 Arquitetura separaram algumas dicas de produtos de iluminação para você alcançar resultados incríveis:

Luminárias Espeto

A luminária espeto é ideal para uma iluminação pontual e que demande menos intensidade. Quando nos referimos a intensidade, estamos falando diretamente de contraste e, neste âmbito, os espetos tem uma grande vocação para balizar caminhos e destacar elementos de menor porte no seu jardim, como plantas escultóricas e arbustos, por exemplo.

Embutidos de Solo

Com potência concentrada, o embutido de solo é ideal para iluminar fachadas, caminhos e espécies de grande porte, como árvores e palmeiras. Sua característica mais interessante é que pode ser instalado de uma forma que não interfira na arquitetura das edificações e paisagens, além de entregar uma potência luminosa mais alta. É importante verificar os ângulos do facho de luz na hora da aplicação para evitar ofuscamento ou proximidade demais com alguma superfície.

Projetores

Com muitas variedades de potência luminosa, o projetor é o produto certo para iluminar grandes superfícies, sejam elas verticais ou horizontais. Pode ser instalado em beirais, muros, pisos e também em postes, sendo bastante utilizado para iluminação de grandes espaços, fachadas de acessos e outros.

Fitas LED Plug and Play

Versáteis e discretas, as fitas LED Brilia são peças coringa para uma iluminação discreta e homogênea. Com rápida implantação, sua praticidade permite que sejam instaladas em diversos locais, como guarda corpos, bordas de canteiros, beirais, embaixo de bancos, molduras e muitos outros. É só deixar a sua imaginação fluir para decidir onde colocá-las. 

Balizadores

Podemos dizer que o balizador é o mais elegante e discreto dos produtos de iluminação. Esses pontos de luz direcionados transmitem acolhimento e delicadeza aos ambientes, são excelentes para iluminação decorativa e também bastante funcionais para iluminar caminhos, degraus, escadas e outros elementos próximos ao chão.

Gostou das dicas? Agora você já pode encantar suas visitas com um jardim lindo e iluminado utilizando algumas técnicas de quem é especialista no assunto. Assim, você pode tornar seu ambiente externo mais harmonioso e agradável, com um toque de sofisticação discreto e elegante. Inspire-se também com as dicas de iluminação externa no Brilia.com.