Dá uma luz aqui / Inspiração

Luz e sensações, os efeitos da iluminação nas emoções

Luz e sensações: você já parou para pensar no quanto nossas emoções e sentimentos são influenciados pela iluminação? No quanto somos guiados por estímulos visuais, desde a hora em que acordamos até chegar à noite, quando naturalmente vamos desacelerando? É sobre esses efeitos da iluminação que vamos falar neste texto. Confira!

Os efeitos da luz no comportamento

Os estímulos, que nos despertam diversas sensações, mudam de acordo com os diferentes horários do dia e, também, com os ambientes que frequentamos. Essa variação de emoções e sentimentos está muito ligada ao ciclo circadiano – mecanismo pelo qual o organismo de todo ser vivo se regula entre o dia e a noite, claro e escuro -, que influencia diretamente no nosso relógio biológico e no nosso comportamento diário. Para entender melhor esse estudo, você pode clicar aqui e conferir nosso conteúdo aprofundado sobre o tema.

Quando utilizamos essas informações para compor um projeto de iluminação, entendemos que no início da manhã a luz natural possui temperaturas de cor mais quente, com tons mais avermelhados, o que nos faz sentir mais calmos nesse período. Por volta do meio-dia essa temperatura varia de neutra a fria. Se aproximando aos tons mais claros, alcançando uma luz branca, que nos deixa mais despertos e ativos. Já no final do dia, o nível de luz começa a baixar novamente, nos levando a um período de menor atividade até o momento de repouso.

Temperatura de Cor

Para quem ainda não está totalmente familiarizado com os conceitos básicos da iluminação, o termo “temperatura de cor” não tem relação nenhuma com a temperatura em calor (Cº), mas sim com a aparência da tonalidade da cor da luz. Com grandeza medida em Kelvin (K), existem 3 classificações de temperatura de cor: “quente” refere-se a uma luz mais amarelada (2700-3000K), “neutra” ou natural (4000K) e “fria” (6500K), que é aquela luz mais azulada.

A influência da luz nas emoções

Assim como a luz natural, a luz artificial bem planejada também pode ser uma aliada para uma rotina mais saudável e feliz. Além de ser um fator determinante para o nosso modo de visualizar os objetos e interpretar as cores ao longo do dia, a temperatura de cor ajuda a despertar nossa atenção ou nos fazer sentir mais relaxados.

Podemos dizer que quanto maior a temperatura de cor – quanto mais fria (azulada) for a luz -, maior será nossa sensação de alerta e foco, nos tornando mais produtivos para certas atividades. Você já deve ter reparado que fontes de luz do tipo azul, presentes em aparelhos de TV, smartphones, notebooks e aparelhos eletrônicos em geral, tendem a nos manter ainda mais despertos.

Efeitos da Luz – Temperatura de Cor Fria

Por outro lado, dependendo da situação, exposição inadequada ou mesmo sensibilidade, esse tipo de luz pode gerar certa irritabilidade. Enquanto uma luz com temperatura de cor mais baixa – indo do amarelo até tons de mais alaranjados -, pode nos trazer sensações de maior conforto e calmaria, sendo ideal para momentos de menor produtividade, como para assistir um filme, ou para a hora de dormir, por exemplo.

Luz intensa, emoções fortes

Além da temperatura de cor, a intensidade da luz está diretamente relacionada com as nossas emoções, estimulando ou inibindo as sensações positivas e negativas, conforme mostra a pesquisa de Alison Jing Xu, desenvolvida na Universidade de Toronto. As luzes mais intensas funcionam como estimulantes para o nosso cérebro, pois reduzem o fluxo de melatonina, hormônio responsável pela indução do sono.

Então, as luzes mais brilhantes têm o poder de aguçar os nossos sentidos ou ainda, aprimorá-los. Por exemplo, uma iluminação mais forte em áreas de trabalho, pode aumentar a sua produtividade, como comentamos anteriormente. Já em uma sala de reunião, utilizar essa mesma luz intensa, pode deixar as emoções mais à flor da pele, levando as pessoas a tomarem decisões menos racionais. O que pode não ser muito positivo, certo?

Efeitos da Luz – Reuniões

Luz quente, sensação de tranquilidade

Enquanto as luzes mais fortes estimulam nosso cérebro, as luzes de tons mais quentes, proporcionam efeitos emocionais que transmitem sensações de aconchego, tranquilidade e relaxamento. Essa tonalidade de luz é ideal para ambientes mais descontraídos ou de descanso, como salas de estar, restaurantes com clima mais intimista – não estamos falando de fast-foods – e também para quartos.

Como podem ver, a iluminação tem grande influência no nosso organismo, desde alterações de humor, impactos no ciclo do sono, bem-estar e saúde, além de ser capaz de afetar as tomadas de decisões. Portanto, a forma como a escolha e distribuição da luz é feita, a qualidade das fontes de iluminação e as diferentes temperaturas de cor, são peças fundamentais para deixar seus espaços mais produtivos ou aconchegantes.

Efeitos da Luz – Temperatura de Cor Quente

Luz e Cor juntas pelo seu bem-estar

Se a presença da luz, em suas diversas temperaturas e intensidades, tem o poder de transformar nossas emoções, sensações e rotinas ao longo do dia, o que acontece quando somamos a isso a influência das cores?

Combinada à tecnologia RGBWW, que confere aos produtos de iluminação mais de 16 milhões de cores – incluindo todas as tonalidades de branco que vimos -, a iluminação também pode contribuir para o nosso bem-estar. Além de criar ambientes cercados de criatividade, personalidade e alto astral.

Segundo a cromoterapia, técnica que se utiliza das cores para restaurar o equilíbrio mental e físico, a cor certa para cada finalidade pode trazer importantes resultados terapêuticos. Quer conhecer um pouco mais sobre como a ciência das cores pode ajudar em nosso dia a dia, clique aqui e veja a matéria que dedicamos a esse tema em nosso blog.

A iluminação a seu favor

Se você gostou do conteúdo e quer utilizar a iluminação a seu favor, acompanhando seus momentos diários, contribuindo para o estímulo de boas sensações e para uma vida mais saudável, conheça a tecnologia LightSense Brilia.

Através da mudança de cor e intensidade da luz, LightSense permite que você crie uma rotina de luz. Programando a iluminação de acordo com os momentos do seu dia e com as atividades que estão sendo desempenhadas. Entenda como LightSense transforma a vida das pessoas e tenha todo o poder transformador da luz nas suas mãos.