Tecnologia

O Novo Morar: como LightSense transforma a vida das pessoas

LightSense é um dos exemplos de como a inteligência artificial vem ressignificando muito do nosso cotidiano. O novo morar tecnológico, que foi intensificado com o acontecimento da pandemia do Coronavírus, traduz uma era em que humanidade e ciência dependem cada vez mais uma da outra. Nesse contexto, a tecnologia LightSense de controle da iluminação por Wi-Fi da Brilia torna-se cada vez mais presente nos lares, por possibilitar ao usuário, mesmo à distância, a configuração da luminosidade do ambiente de acordo com suas preferências e necessidades. Confira!

Nunca estivemos tão conectados com nossas casas

Estar em casa passou a ter muito mais significado. Os lares se transformaram em espaços seguros e de longa permanência. Passamos a reparar melhor nos detalhes, a pensar em como interagimos com nossas casas e em como deixar tudo mais agradável: o sofá confortável, a vista da janela, a luz intimista. O estudo, o trabalho e a descontração passaram a ocorrer em um só lugar, que agora precisa ser adequado para a nova realidade.

Adaptar os novos lares exige uma boa dose de criatividade, mas também muita técnica. E é neste sentido que a iluminação pode ser uma grande aliada. Luz muda tudo! Ela amplia uma sala, ajuda na leitura, estimula uma atividade física e cria um cantinho aconchegante. Com uma mudança na iluminação, muita gente pode até achar que você pintou as paredes ou trocou os móveis, mas, na verdade, foi só a luz certa no lugar certo. Ou seja: a luz tem o poder de mudar tudo, sem mudar quase nada.

Se minha casa falasse...

Nesse contexto de maior relação com nossas casas, surge o conceito de Casa Inteligente, que utiliza sistemas de auto­mação para o monitoramento e controle de praticamente tudo: temperatura, multimídia, portas, janelas. Com o avanço da tecnologia Wi-Fi nos últimos anos, a casa foi incorporada a uma rede de comunicação, que liga aparelhos elétricos e serviços essenciais, permitindo que todas as funções sejam controladas, monitoradas e acessadas remotamente. 

O mais incrível, no entanto, é o poder que a tecnologia tem de aprender com as rotinas, gostos e particularidades dos usuários. As casas conectadas passam por per­manentes feedbacks a fim de tomar decisões em tempo real sobre tudo o que acontece em seu ambiente. E aí, você vai dizer “nossa! só falta falar”: e elas falam.

A casa inteligente é integrada com os principais assistentes de voz, podendo também ser acionada por aplicativos dos smartphones ou dispositivos instalados na casa. A iluminação, por sua vez, tem um papel fundamental nessa tecnologia: a dimerização da luz de cada ambiente, luminária ou lâmpada, em diferentes cenas no decorrer do dia, contribuem para a regulação do ciclo circadiano e, de quebra, para redução do consumo de energia. 

O novo morar Smart é acessível!

Para que o ambiente esteja cada vez mais conectado, a integração dos equipamentos é fundamental. Escolher um ecossistema que tenha opções compatíveis para todas as funcionalidades necessárias torna a experiência mais simples e descomplicada. Até pouco tempo, o projeto de uma casa inteligente era um privilégio para poucos. Atualmente, o novo Smart é acessível e flexível. 

Você pode trazer a inteligência da tecnologia através, simplesmente, de uma troca de lâmpada, por exemplo: se você substituir a lâmpada tradicional do seu abajur por uma Bulbo RGBWW Inteligente Wi-Fi LED, que tem mais de 16 milhões de cores e permite a dimerização via Aplicativo ou dispositivo LightSense Touch, você estará transformando a iluminação da peça com apenas uma lâmpada. O novo morar é, portanto, comprometido com o técnico, com a qualidade e com a excelência, mas, principalmente, com a democratização do poder da luz, com a descomplicação da tecnologia e com o impacto verdadeiro na vida das pessoas.

Do cinema para a vida real

Já faz tempo que ouvimos falar de Inteligência Artificial, mas faz muito pouco tempo que o tema deixou de ser restrito ao universo científico e começou a fazer parte do nosso dia a dia. Não é como nos filmes em que robôs roubavam os lugares dos humanos, mas grande parte desta inteligência já é a realidade nas rotinas de pessoas e empresas, seja para deixar processos mais eficientes, para facilitar a vida dos indivíduos ou para criar universos, cenas e interações exclusivas.

A Inteligência Artificial transforma processos, economiza recursos, salva vidas, ajuda na preservação da natureza, amplia acessibilidade e multiplica as possibilidades de interações humanas. Atualmente, ela está extensivamente presente: seja com maior evidência em assistentes virtuais, como Siri, Alexa e Google Assistent, ou implícita em serviços como o Spotify e Netflix, que a utilizam para fazer indicações de acordo com suas preferências e gostos.

LightSense: o poder transformador da luz na mão das pessoas

Com uma cultura de alta demanda de trabalho, nosso tempo é cada vez mais precioso. Por isso, otimização, facilidade e integração são tão requisitadas nas nossas vidas. LightSense é capaz de unir tudo isso: o usuário pode personalizar a luz de diversos ambientes, a qualquer hora e de onde estiver, criando atmosferas diferentes para cada uma das situações, com dimerização. É uma tecnologia viva, em constante evolução, que se transforma e evolui conforme o universo em que ela está inserida.

Mantendo um design moderno, compacto e sem cabeamento, a tecnologia LightSense pode ser controlada por celular, tablet, smartwatch, dimmer inteligente touch ou comando de voz – integrada com os principais assistentes virtuais, Amazon Alexa e Google Assistente. Através dela, você consegue:

  • Ligar/desligar a luz remotamente;
  • Programar rotinas diárias de luz através da função timer;
  • Calibrar a intensidade de luz com dimerização;
  • Criar cenas de luz para cada ocasião;
  • Compartilhar o acesso ao seu dispositivo para que outras pessoas possam controlar também.

É possível, inclusive, programar cenas de luz para horários pré-estabelecidos. Por exemplo, se a partir das 21h30 você já quer começar a relaxar prevendo o momento de dormir, você pode programar, através do aplicativo, que a iluminação vá diminuindo a intensidade, uma playlist tranquila comece a rodar no Spotify, que as persianas abaixem e as luzes mudem para uma temperatura mais quente. 

O novo morar envolve tecnologia, modernidade, praticidade, personalização e novas conexões. Tão flexíveis quanto nossas vidas, devem ser nossas casas. A iluminação, que antes tinha somente o papel de clarear os ambientes e servir para suas necessidades funcionais, hoje compõe um universo, traz emoções, valoriza momentos. Com a tecnologia LightSense, isso se torna ainda mais palpável: é como colocar o poder transformador da luz, de fato, na mão das pessoas. E esse é o propósito da Brilia.