Inspiração

Qual a melhor luz para leitura?

Dia 12 de outubro é o Dia Nacional da Leitura. É através dela que conseguimos nos transportar para diferentes realidades, entender sobre diversos assuntos e sentir emoções que transbordam nas palavras. Se você está lendo esse texto, obrigada! Você é um(a) grande incentivador(a) da informação. E, como você sabe, luz muda tudo. E a leitura também muda.

Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.

MARIO QUINTANA

Os benefícios da leitura são nítidos: estimula a criatividade, reduz o estresse, desperta o cérebro, desenvolve o pensamento crítico, amplia o vocabulário, etc. Mas, em relação à luz, como criar um ambiente adequado para essa prática, evitando estresse ao corpo? Esse é o tema do artigo de hoje do blog da Brilia. Confira!

Objetivo da leitura

Como tudo no mundo de iluminação, não existe uma regra de melhor luz para a leitura, tudo depende dos gostos do leitor e, principalmente, dos seus objetivos. Você pode, por exemplo, ler com o objetivo de relaxamento, antes de dormir. Ou, ainda, realizar uma leitura de estudo, que necessita de foco e concentração. Outro fator importante é o tempo de duração da atividade: 15 minutos? 3 horas?

Antes de tomar qualquer decisão, portanto, analise que tipo de leitura você irá realizar naquele ambiente. E se você for usar para diferentes situações? Por sorte, o mundo de lâmpadas e luminárias é muito vasto, o que permite que você coloque vários tipos de luz, com objetivos diferentes, no mesmo ambiente, garantindo a flexibilidade que deseja.

Temperatura de cor

Enquanto a luz branca proporciona maior atenção e visibilidade, a luz amarela traz aconchego e descanso. Pela lógica, portanto, o ideal para leitura são lâmpadas em tons frios, certo? Depende. Se você gosta de ler antes de dormir, por exemplo, como falamos anteriormente, uma luz muito branca ou azul pode ocasionar um estado de alerta, sendo bastante prejudicial ao sono. 

Se a sua usabilidade é focada em estudo ou trabalho, de fato a luz branca é a ideal, como a Bulbo 6500K. No entanto, caso você fique muitas horas do dia realizando a leitura, pode ser que uma cor mais quente, como a Filamento Vintage  – ou mais neutra – possa ser melhor, para não cansar o olhar. Com a variedade de luminárias existentes no mercado, é possível criar um ambiente que mistura vários tons, imitando a transição da luz solar ao longo do dia, principalmente com opções dimerizáveis. Com a tecnologia LightSense, então, é possível unir tudo isso de forma conectada e inteligente, criando cenas de luz pré programadas para cada ocasião.

Você conhece o conceito de Casa Inteligente? Acesse nosso texto!

Intensidade da luz para leitura

A leitura com intensidade muito grande de luz pode gerar desconforto aos olhos, principalmente se a atividade durar muito tempo. Quando você vai ler um livro no sol, por exemplo, em um momento em que ele está muito forte, o próprio efeito dos raios solares refletindo nas páginas brancas do material pode ofuscar a visão. Esse é o motivo, inclusive, de muitos livros serem lançados com páginas mais amareladas, evitando o cansaço e exaustão.

Para a luz da leitura ser confortável, portanto, ela não pode ser nem muito fraca, nem muito forte. É uma questão de equilíbrio, de iluminação na medida certa. Essa regulação deve ser feita tanto pela distribuição dos focos de luz, como pela escolha das lâmpadas ideais. Existem muitos modelos de luminárias e abajures que podem ser escolhidos para criar um ambiente de leitura. Pode ser luminária de chão, de mesa, spots instalados no teto: como você preferir. Algumas dicas básicas são:

  • Evite sombras ao livro: cuidado ao utilizar uma luminária de mesa! Verifique a melhor posição para direcionar a luz;
  • Observe para não colocar nenhuma lâmpada (seja de teto, de mesa, ou de chão) direcionada para os seus olhos. Foque no livro ou no local de apoio. Uma luz de frente para a pessoa, a longo prazo, acaba cansando muito a visão – principalmente se tiver um ângulo pequeno, ou seja, mais direcionado;
  • Utilize a luz do sol! Sempre que possível, aproveite os fachos naturais de luz, e regule com as artificiais que você já tem em casa.

Conclusão

Ler é, de fato, uma das atividades mais especiais que podemos realizar. É um tempo para cuidar de nós mesmos, do corpo e da mente. Mas, para ser realmente prazeroso, é necessário atentar-se aos detalhes da iluminação. Acesse nosso site e confira a grande gama de produtos da Brilia!