Dá uma luz aqui

Qual o momento ideal para fazer o projeto luminotécnico da sua casa?

Que luz muda tudo você já sabe… agora, sabe direitinho o que é um projeto luminotécnico e quando você deve começar a planejá-lo? Entenda a importância e o momento ideal para pensar na iluminação da sua casa!

Projeto Luminotécnico

O que é?

Ao pensar na iluminação da sua casa é preciso considerar os detalhes de cada ambiente, pois a luz é um fator essencial para transmitir não só beleza, como diversas sensações e funcionalidade para o seu lar. Esta prática de analisar cada cômodo e adequar a melhor luminosidade é chamada de projeto luminotécnico.

O planejamento da luz nos ambientes depende de vários fatores, como: área disponível, disposição dos móveis, cores escolhidas para o espaço e atividades que serão desenvolvidas nele. A luz bem planejada pode proporcionar diferentes sensações, como conforto ou atenção e até o bem-estar físico e mental.

Como é desenvolvido?

Um projeto luminotécnico é, geralmente, desenvolvido por profissionais especializados no ramo da arquitetura. O  lighting designer é o profissional que estuda a fundo os efeitos da luz e se dedica exclusivamente a isso. A criação do projeto é feita a partir do estudo da função dos ambientes, da quantidade necessária de luz para cada espaço e do cálculo do nível de iluminação ideal para gerar conforto visual. Aliando também luz natural e artificial de forma a proporcionar funcionalidade aos ambientes e economia de energia elétrica para as edificações. Além, é claro, de ser responsável pela ambientação dos espaços, criando atmosferas únicas e adequadas para cada objetivo.

Ao pensar na distribuição dos pontos e tipos de luz para os ambientes, é importante responder com atenção algumas questões, como:

  • Qual é a função deste ambiente?
  • Qual é a medida do pé direito deste ambiente?
  • Quais as cores das paredes e do piso?
  • Qual o tipo ideal de luminária para este local?

Qual a importância do projeto luminotécnico?

Um projeto luminotécnico bem-sucedido proporciona diversas vantagens para você e sua casa! A escolha correta dos locais onde serão dispostas as lâmpadas e luminárias, bem como a intensidade luminosa de cada uma delas, favorece o uso dos ambientes de acordo com seu propósito, além de ajudar a evitar excesso ou falta de pontos de luz, o que diminui o gasto desnecessário de energia e, consequentemente, pode gerar economia para você. 

A iluminação eficiente valoriza a arquitetura, destaca a decoração, setoriza os ambientes e ajuda a transmitir certas sensações em cada um dos cômodos. A luz é capaz de transformar o ambiente através de suas nuances e efeitos, que podem ser utilizadas para estimular o foco – iluminação estimulante -, conforto – iluminação aconchegante -, entre outros. Veja como o poder transformador da luz faz toda a diferença na percepção que se tem dos espaços. Pois é ele quem transmite a intenção de uso do local e direciona o olhar das pessoas para detalhes que antes passavam despercebidos. Por isso, é essencial pensar no projeto luminotécnico da sua casa para valorizar todo o trabalho que você teve ao planejar cada ambiente.

Qual o momento certo para iniciar seu projeto luminotécnico?

Se você está montando um projeto do zero, pense no luminotécnico da sua casa junto com o planejamento da obra. Dessa forma, ele estará de acordo com a arquitetura e evitará futuras intervenções desnecessárias nos espaços para adequação da iluminação. Após definir o layout da casa e a dimensão dos ambientes, será possível planejar a iluminação junto ao seu arquiteto, lighting designer e profissionais da área. Isso vai facilitar o andamento da obra, possibilitando o cumprimento do cronograma e aumentando a eficiência.

Se você quer dar um novo ar para sua casa sem precisar de grandes reformas, a iluminação pode ser sua grande aliada. O retrofit, termo usado para quando pensamos em renovações e atualizações no projeto mantendo as características intrínsecas da obra, é normalmente muito simples. De qualquer forma, conte sempre com profissionais especializados para te ajudar a pensar e executar as mudanças da melhor forma possível e assim evitar erros no planejamento e gastos excedentes.

Ao planejar a iluminação é importante que você já tenha definido o propósito de cada espaço – quarto, sala de jantar, cozinha, escritório… Pois assim, você conseguirá definir qual a luz ideal para cada um deles. Ter em mãos a planta do local e os pontos elétricos é sempre de grande ajuda e facilita o trabalho dos profissionais.

Como escolher a iluminação ideal

Acreditamos que não existem regras para a iluminação, apenas melhores práticas a serem seguidas de acordo com o resultado que você está buscando. 

O portfólio Brilia conta com uma grande variedade de produtos disponíveis em distintas temperaturas de cor, ângulos de facho de luz, IRC (índice de reprodução de cor), dimerização com controle de intensidade, entre outros. Dá uma olhadinha no nosso catálogo.

Pareceu complicado? Fique tranquilo(a)!
O universo da iluminação LED é realmente gigante e cheio de termos diferentes. Mas agora que você já sabe o que é e quando começar um projeto luminotécnico, é hora de escolher o tipo de luz para cada um dos seus ambientes e a gente pode te ajudar.

Quarto

No quarto, o ideal é optar pelo estilo de iluminação aconchegante, com uma luz menos intensa e com temperaturas de cor mais quentes (2700K ou 3000K), aquelas mais amareladas. Esse tipo de luz é mais suave aos olhos do que as luzes na temperatura de cor fria, por isso são indicadas para locais de descanso. Além disso, dê preferência à luz indireta e difusa para criar uma atmosfera mais intimista e relaxante para o ambiente. Nesse caso, se você optar por não ter um ponto central de iluminação, aposte em lâmpadas ou luminárias de apoio para quando precisar de mais luz no ambiente.

Iluminação Aconchegante

Sala de Estar ou Sala de Jantar 

Se a sua sala de estar divide espaço com a sala de jantar, vale a pena investir em uma iluminação versátil, com temperaturas de cor e fonte de luz variadas. Assim, é possível criar diferentes sensações de luz no mesmo ambiente utilizando variados sistemas de iluminação que são acionados por diferentes circuitos de acendimento, tornando a iluminação do ambiente muito mais adaptável. Você pode usar, por exemplo, os queridinhos desse estilo de iluminação: trilhos com spots. Por serem direcionáveis, os spots permitem que o facho de luz seja apontado para diferentes pontos, de acordo com cada momento e necessidade. Os lustres em cima da mesa de jantar também são ótimos aliados pois iluminam de forma difusa o local da refeição, só não esqueça dos pontos complementares para não deixar o ambiente muito escuro.

Escritório / Home office

Para locais de estudo ou de trabalho recomendamos uma iluminação com temperatura de cor neutra ou fria. Esse é o estilo de iluminação que chamamos de estimulante, pois essa temperatura de cor estimula o foco e a concentração, além de promover mais energia e atenção na hora de realizar tarefas. Nesses ambientes você deve pensar numa distribuição homogênea para a fonte de luz principal e tomar cuidado com a disposição dessa fonte para evitar possíveis sombras. As fitas LED ou luminárias sobre a mesa podem ajudar nesse quesito. Aposte nos produtos dimerizáveis para poder criar momentos mais estimulantes ou mais serenos, evitando assim o cansaço dos olhos e mental no dia a dia de estudos ou trabalho.

Cozinha

Você deve estar imaginando que o ideal para a sua cozinha também seria uma iluminação estimulante, não é mesmo? Mas, na verdade, você não precisa necessariamente utilizar luz na temperatura de cor fria na cozinha. A iluminação versátil pode ser uma boa opção, você só precisa garantir uma luz homogênea e que ilumine bem a bancada onde você irá preparar as refeições, evitando assim acidentes com os utensílios. Cumprindo essas exigências, você pode utilizar a temperatura de cor que desejar.

Iluminação Versátil

E aí, inspirado para começar o seu projeto luminotécnico? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!