Tecnologia

Tendências de Consumo para 2021 da Euromonitor International

Anualmente, a Euromonitor International – empresa líder mundial em pesquisas sobre mercados consumidores – libera uma lista de tendências de consumo para o ano vigente. É um conteúdo rico em insights a respeito da transformação de valores e comportamentos das pessoas: o relatório discute o que será importante para os indivíduos em 2021, e como isso mudará o mercado. 

Segundo o estudo de Gina Westbrook e Alison Angus, resiliência e adaptabilidade são as palavras-chave para este ano que se inicia. A pandemia do Novo Coronavírus ressignificou nosso pensamento sobre o mundo, e, principalmente, sobre a otimização do tempo. E isso é uma das nossas grandes preocupações: como podemos facilitar o dia a dia das pessoas? Como podemos proporcionar maior bem-estar e satisfação? É sobre isso que falaremos hoje. Confira!

Reconstruir: uma segunda oportunidade para um futuro melhor

Essa é a primeira tendência abordada no estudo, e tem a ver com o fato dos consumidores estarem cada vez mais preocupados com as empresas que, efetivamente, ajudam o mundo. Entre os fatores levados em consideração pelos consumidores, estão a busca por soluções para a desigualdade social e danos ambientais. Apesar das questões climáticas terem ficado de lado por conta da pandemia, que abriu mais espaço para a reflexão a respeito da saúde e do bem-estar, elas ainda estão muito presentes: 47% dos consumidores preferem empresas que buscam reduzir o consumo de energia. Nesse contexto, é obrigação das empresas pensar em produtos sustentáveis, que agridam o mínimo possível a natureza e as pessoas, de uma forma geral.

Selo B Corps: um passo para a transformação do mundo

A Brilia é uma empresa B. O Sistema B é um movimento global que busca práticas que visam, além do sucesso comercial, o bem da sociedade e do planeta. Nós, portanto, somos focados em práticas de governança corporativa e gestão sustentável, norteadas pela responsabilidade ambiental e social, além da transparência e equidade. É um esforço para exercer atividades que, de fato, contribuam para uma mudança no mundo, e na maneira como interagimos com ele. 

Ao ingressar no grupo das B Corps, a Brilia fortalece o movimento global de empresas que põem seus negócios em benefício de um mundo melhor, transformando desafios em oportunidades que geram impacto positivo nos âmbitos financeiro, social e ambiental.

Vinicius Marchini, CEO e fundador da Brilia

Além disso, fomos pioneiros na utilização de produtos LED no Brasil, que é uma opção mais econômica, limpa e sustentável. As lâmpadas LED não têm em sua composição substâncias tóxicas como o mercúrio ou outros metais pesados, que são nocivos ao meio ambiente. Ou seja, além de levar muito estilo e conforto para o local que será iluminado, você ainda consegue contribuir para o movimento de cuidado com o mundo em que vivemos, através de uma alternativa ecológica.

Investimos constantemente para desenvolver uma tecnologia própria e inteligente, que possibilita uma nova forma de se relacionar com a luz, com consciência – através da redução e controle do consumo – e qualidade, com o propósito de criar produtos que consumam menos energia e entreguem mais fluxo luminoso e durabilidade. 

Otimizar o tempo: a nova flexibilidade potencializa as agendas

Precisamos dar conta de tudo: entregar o trabalho do cliente, fazer um curso extra, escrever um artigo para publicação, passar tempo com os filhos, acompanhar as séries novas no catálogo dos streamings, fazer atividade física, ler livros… às vezes parece faltar fôlego, né? Apesar de estarmos sendo mais flexíveis, todo tempo parece cada vez menor, e para mudar isso, precisamos de criatividade. E isso inclui produtos e serviços que nos ajudem a otimizar tarefas. 

Às vezes, aquele tempinho que você economizou falando com a assistente de voz – ao mesmo tempo em que brincava com seu cachorro -, pode permitir que você faça 15 minutos de meditação no fim do dia. Não existe mais atividade “rapidinha”. Tudo é tempo, e todo tempo é importante. Em 2020, 51% dos consumidores citaram “tempo para fazer atividades pessoais” entre suas três principais prioridades. Portanto, além de termos muitas tarefas para desempenhar, temos prioridades mais definidas e buscamos bem-estar, lazer e entretenimento. Continuaremos passando grande parte do nosso dia em casa, viajando menos e buscando tornar a rotina mais prática e facilitada. 

A relação entre LightSense e o tempo

Nesse contexto se encaixa a tecnologia Brilia LightSense, que utiliza controle de iluminação por Wi-Fi, conectando-se a celular, tablet, smartwatch, dimmer inteligente touch ou comando de voz. É integrada aos principais assistentes de voz – Amazon Alexa e Google Assistente -, e possibilita a criação de cenas de luz pré estabelecidas de acordo com seus gostos e preferências. 

Ou seja, sua grande vantagem para a otimização do tempo vem do recurso de programação das cenas. Além de você conseguir criar uma rotina de luz – por exemplo, às 21h, a iluminação passa para uma temperatura mais quente, com baixa intensidade, com menos focos -, isso ainda é feito de forma automatizada, sem que você precise realizar alguma ação. Ah, e perder tempo voltando em casa porque lembrou que esqueceu algo aceso? Não é necessário. Você pode controlar toda iluminação através do aplicativo, de forma remota. O mesmo serve para quando você vai dormir, mas precisa ir até cada cômodo da casa para desligar as luzes. Com LightSense, isso não é um problema.

Criando atmosferas diferentes para cada uma das situações, com vastas possibilidades de personalização, podemos dizer que LightSense é uma tecnologia viva, que se transforma de acordo com suas necessidades e demandas. Se sua rotina está mais flexível, sua casa também precisa acompanhar essa tendência.

Além disso, o fato da nossa rotina ser cada vez mais concorrida é motivo para aproveitarmos bem os momentos que temos: a qualidade do tempo que passamos é quase tão importante quanto o próprio tempo. Com LightSense, aquela hora que você irá tirar para ver uma série terá um ambiente muito mais acolhedor – proporcionando uma experiência mais relaxante. Ou, ainda, a reunião com os amigos será mais envolvente e divertida – fazendo com que aqueles instantes sejam descontraídos. Mais importante que ganhar tempo, portanto, é aproveitá-lo da melhor forma.

Recriar: os novos espaços de trabalho

Tendência já no relatório de 2020, o home office volta a aparecer no estudo de 2021. Fomos obrigados a optar por essa modalidade, por conta da crise sanitária, mas ela não é nenhuma novidade. O que é novo mesmo é a universalização desse conceito. O home office passou a ser a realidade e precisamos nos adaptar rapidamente a isso.

Dessa forma, tivemos que repensar nossos ambientes de casa, a ponto de começarmos a considerar a peça do escritório como uma das prioridades dos novos imóveis. Entendemos que, ao fazer isso, estamos cuidando da nossa saúde, e tentamos tirar o melhor proveito da situação. Mas algumas coisas não foram temporárias. Muitas empresas entenderam o quão produtivos podem ser os funcionários no trabalho remoto. E, para dar certo, tiveram que pensar também sobre como equilibrar vida pessoal e profissional, já que agora dividiam o mesmo ambiente. A contradição é visível:

“Por um lado, alguns consumidores apreciam o tempo que ganham com a eliminação dos deslocamentos. Mas outros sentem falta das interações com os colegas. É um desafio encarar condições de trabalho difíceis, administrar rotinas e achar motivação para produzir, relaxar e se desligar.”

O fato é que essa nova rotina necessitou de algum capital: 63% dos profissionais investiram em ferramentas para facilitar o home office. Além de softwares e programas, outros elementos foram importantes, como a própria iluminação. Percebemos que uma luz com uma temperatura de cor muito quente em um ambiente de trabalho pode prejudicar a concentração, por exemplo. Dessa forma, precisamos pensar mais sobre cada escolha de iluminação, em cada ponto específico da nossa casa.

Adaptando nossa casa

Assim, alguns produtos passaram a ficar mais completos também: aqueles que permitem a mudança de cor e dimerização. Esse é o caso da BULBO RGBWW INTELIGENTE WI-FI LED, que utiliza a tecnologia LightSense de uma forma simplificada, acessível e prática, mas com recursos diferenciados: ela é uma lâmpada normal, instalada diretamente no soquete, sem nenhuma necessidade de equipamento complementar. Com mais de 16 milhões de cores disponíveis, incluindo as tonalidades de branco quente, frio e neutro, você pode criar cenários e efeitos de iluminação incríveis! Tudo isso através do aplicativo Brilia LightSense. É a adaptabilidade que você precisa para transformar rapidamente um ambiente sério e voltado para o trabalho, para um ambiente descontraído de lazer.

Confira mais no site: https://brilia.com/product/bulbo-inteligente-wi-fi-led-lightsense/