Decoração

Qual a melhor luz para quarto de bebê?

Você já ouviu falar em Agosto Dourado? Esse termo significa o mês da amamentação, simbolizando a luta pelo incentivo ao aleitamento. A cor dourada representa a qualidade do leite materno e sua importância para o desenvolvimento da criança, nos primeiros anos de vida. 

Sabemos que cada mamãe tem sua experiência com esse momento, mas acreditamos no poder de um ambiente tranquilo e confortável para tornar essa fase mais aconchegante. Mas como fazer isso? Na hora de escolher os produtos que irão compor a iluminação do quarto do bebê, algumas dicas podem fazer toda a diferença para um espaço perfeito e cercado de carinho. 

Soluções de luz indireta ou difusa para quarto de bebê

A luz direta faz com que os bebês fiquem mais agitados e desconfortáveis. A mácula, que é uma área da retina responsável pela visão das cores e de pequenos detalhes, não é completamente desenvolvida até os quatro anos de idade. Isso faz com que os bebês tenham uma super sensibilidade à luz forte.

Dessa forma, uma iluminação mais suave, delicada e com poucos contrastes ajuda no relaxamento da mãe e do bebê. Fitas LED, perfis e spots, além de proporcionar um efeito de luz ideal, deixam o quarto lindo! Produtos dimerizáveis também são um recurso valioso para garantir o conforto.

Fitas LED

É uma fonte de luz em formato de fita flexível, normalmente adesiva. Com esse tipo de iluminação, você consegue realçar traços arquitetônicos e decorativos de forma discreta e delicada. Os locais preferidos para a colocação do material são as sancas de gesso, corredores, escadas, móveis, espelhos e nichos.

Perfis

Os perfis de LED são interessantes se o seu objetivo é proporcionar uma iluminação linear, para um ambiente moderno e elegante. Ele pode ser aplicado em móveis, ou ainda embutido no teto, parede ou chão. Além disso, é um material com diversos modelos e tamanhos, gerando muitas possibilidades de aplicação. 

Spots

São tipos de luminárias com lâmpadas menores e direcionáveis, que podem ser utilizados para iluminação de objetos decorativos ou texturas, compondo um ambiente leve. É possível utilizá-los com luminárias unitárias – embutidos ou sobrepostos em um forro com acesso à fiação elétrica -, ou trilhos eletrificados – em tetos com um ponto elétrico central.

Soluções de luz com temperaturas mais quentes para quarto de bebê

Optar por lâmpadas que possuam maior variedade de modelos, temperaturas de cor e ângulos é essencial para que se permita liberdade ao projeto. Quanto mais amarela é a luz, mais quente ela é: essas são as ideais para o quarto do seu bebê. A luz fria, que é a mais azulada, não causa um efeito confortável e relaxante. As lâmpadas das famílias AR, PAR ou Dicroica possuem essas alternativas.

Lâmpadas ARs

São utilizadas para fins decorativos, levando em consideração a característica focal, com ângulo de abertura menor. Além disso, elas também têm um fluxo luminoso maior, ou seja, são mais fortes. Quanto aos tipos de AR, o numeral representa o diâmetro da lâmpada: quanto maior o número, maior o alcance. Dessa forma, a AR 70 é ideal para ambientes de pé direito normal, e a AR 110, pé direito duplo.

Lâmpadas PARs

São denominadas PAR pelo formato parabólico, e são utilizadas para iluminação geral de ambientes. Elas têm um foco amplo, difuso. Da mesma forma que as ARs, a diferença dos tipos está na potência de luz: a PAR 20 é ideal para ambientes com pé direito normal, e a PAR 30, pé direito duplo.

Lâmpadas Dicroicas

Também são utilizadas para iluminação geral de ambientes, mas demandam luminárias menores e mais delicadas. É comum encontrá-las iluminando quadros ou pinturas na parede.

Soluções de iluminação decorativa para quarto de bebê

Existem ainda as opções de luzes decorativas, que são aquelas de apoio, como pendentes ou arandelas, que podem funcionar para a criação de um cantinho especial de interação e brincadeira entre mamãe e bebê.

Pendentes

São peças que possuem a estrutura de fios mais alongados, deixando a iluminação mais próxima dos pontos que necessitam de luz. Eles são interessantes para servir de apoio para atividades específicas, como trocar fraldas, por exemplo.

Arandelas

É um tipo de luminária que é fixada na parede, muito utilizada para fornecer luz de apoio e difusa. É uma forma de proporcionar conforto e elegância, diminuindo o número de itens sobre mesas e aparadores, ganhando assim mais espaço e funcionalidade no caso de um quarto de bebê.

Luz muda tudo

Agora que você já sabe quais as opções mais indicadas para proporcionar um ambiente agradável para as rotinas do seu bebê, conte conosco. Acesse nosso site e conheça todas as soluções Brilia. Ah, e lembre-se: se puder, amamente!