Dá uma luz aqui

Qual a iluminação ideal para fazer uma live?

A iluminação – por vezes, negligenciada – faz toda a diferença em uma live. Quantas reuniões você já participou em que era impossível ver o rosto de alguém porque estava coberto de sombras? Ou, ainda, quantas maquiagens de artistas estouraram na luz fria e forte? Sabendo das novas formas de trabalho e entretenimento, separamos algumas principais dicas para você criar a iluminação perfeita para lives.

Tendência entre os usuários

A live já virou parte da rotina das nossas vidas durante os períodos de isolamento social. Seja para conversar com os amigos, rever os familiares, participar de uma palestra ou apresentar um projeto para um novo cliente, a transmissão de vídeo está sempre presente. Prova disso é que, no início da pandemia, o Skype registrou um aumento de 220% do número de chamadas de vídeo. O mesmo ocorreu com o Whatsapp, em 76%.

O uso das redes sociais também foi expressivamente maior. A empresa Kantar, responsável pela pesquisa, constatou que os aplicativos Facebook e Instagram – que hospedam muitas lives – tiveram 40% mais acessos que o normal. De fato, com a limitação aos passeios e eventos presenciais, acabamos participando cada vez mais do mundo virtual. E, para que ele fique mais humano, é preciso mostrar o rosto.

Qual o melhor tipo de luz para live?

A iluminação geral é sempre uma boa opção, mas nunca sozinha. As luzes de apoio são fundamentais para a eficiência e elegância da sua live. Aposte em luminárias, spots, arandelas ou fitas LED. Além disso, para criar o efeito ideal para as câmeras, você pode utilizar duas estratégias de iluminação:

  • Indireta: é a que a luz rebate em alguma parede ou objeto e depois se espalha levemente pelo ambiente;
  • Difusa: é a que ilumina todo o ambiente, de forma geral e uniforme.

O que você precisa evitar, com toda a certeza, é a iluminação superior direta acima da cabeça. Ela acaba criando muitas sombras para o seu rosto, criando uma grande dificuldade para os telespectadores. Portanto, escolha luzes frontais ou laterais, tornando mais leves as expressões faciais.

Temperatura de cor é importante?

A temperatura de cor não é só importante, como fundamental. A luz quenteaté 2700K – deixa os tons da pele mais naturais, valorizando os traços do rosto de uma forma suave. Além disso, para criar um clima descontraído e divertido, você pode investir em produtos RGB. A nova Bulbo RGBWW Inteligente Wi-Fi LED tem mais de 16 milhões de cores disponíveis, incluindo as tonalidades de branco quente, neutro e frio. É possível criar cenários e efeitos de iluminação incríveis com a dimerização! Confira o vídeo:

Bulbo Inteligente Wi-Fi RGBWW LightSense Brilia

Cenário caprichado com iluminação

Assistir uma live com um cenário bagunçado ou pouco atrativo pode ser desagradável ao telespectador. Para criar um ambiente envolvente, aposte em produtos de iluminação com uma estética diferenciada. As bulbos decorativas são uma ótima opção! Você pode utilizá-las como uma luz de apoio, que cria um charme super especial na sua live.

Bulbo Decorativa Brilia

Os spots direcionáveis ou luminárias pendentes também podem proporcionar um clima aconchegante, tornando a live mais íntima e próxima de quem assiste. Mas atenção! Não exagere. É preciso que todos esses elementos estejam em sincronia, para que o telespectador não fique confuso e sua live não pareça poluída.

Gostou das dicas? Agora basta aproveitar os produtos LED Brilia e arrasar na sua live!