Menu
Dá uma luz aqui

Fitas LED: modelos de fitas e qual driver utilizar

Mais do que tendência, as fitas LED tem se popularizado nos projetos de iluminação e com isso, surgem algumas dúvidas durante o processo de escolha e aplicação, como por exemplo: o quanto ela ilumina, onde e como aplicar e qual driver usar para cada modelo de fita. Se você se identificou com o tema, então este conteúdo é pra você. Aqui irá aprender o que são fitas LED, os modelos de fitas que você encontra na Brilia e como escolher o driver. Confira!

O que é Fita LED

As fitas LED estão ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura e decoração. Produzidas em formato de fita flexível, têm como principal objetivo iluminar, destacar e decorar o ambiente de forma simples e dinâmica, possibilitando diversas opções práticas e criativas de utilizar a luz. Podem ser aplicadas de várias maneiras, como iluminação principal em sancas, luz de efeito em cortineiros, em prateleiras, bancadas, cabeceiras de cama, enfim, até onde a criatividade chegar.

Outras vantagens de investir neste tipo de iluminação, é a facilidade de manipulação e de instalação do produto. São super compactas e se encaixam bem em praticamente todos os lugares. Além de sua tecnologia LED sustentável, que é super eficiente. Alguns modelos consomem apenas 4,5 watts por metro.

Conheça os diferentes modelos de Fita LED Brilia

Antes de aprofundarmos no tema, é importante entendermos um pouco mais sobre os diferentes tipos de fitas LED.

Passo 1 – Primeiro selecione os modelos de acordo com o local de aplicação:

IP20: Para uso em ambientes internos.

IP65 e IP67: Fitas com proteção para uso externo. 

Dica: mesmo em ambientes internos, escolha fitas com proteção se a área de aplicação estiver próxima do contato de pessoas. Além disso, a proteção ajuda na limpeza, para tirar aquela poeira que se acumula ali.

Passo 2 – Selecione a Tensão ideal para seu projeto.

Quando compramos algum item para a casa, como eletrodomésticos, eles possuem, geralmente, tensão bivolt. Ou seja, podem ser ligados direto na tomada, seja as com voltagem 110V ou 220V. No caso das fitas LED nem sempre acontece desta maneira, pois alguns modelos necessitam de drivers que serão instalados entre a fita e a tomada para que funcionem corretamente.

Fitas 12V

As Fitas 12V necessitam do driver 12Vdc, convertendo a tensão que sai da tomada para 12 Volts. É por este motivo que o modelo não acompanha plug de tomada, pois sempre será necessário realizar uma ligação elétrica conectando a fita ao driver e o driver à energia.

Fitas 24V

Já, o modelo de Fita 24V necessita de um driver 24Vdc, convertendo a tensão que sai da tomada para 24 Volts. 

Fitas Plug & Play

Diferentemente dos outros modelos, as Fitas Plug & Play não necessitam de driver e podem ser ligadas direto na rede elétrica. Porém, são monovolt, ou seja, é necessário escolher entre o modelo 110V ou 220V. Este modelo já vem com plug de tomada, basta retirar da embalagem e ligá-lo na rede elétrica para usar.

Como funcionam os drivers

O driver exerce função parecida como uma fonte de alimentação, fazendo com que a fita LED receba energia de forma constante e ainda certifica que o LED não tenha sua vida útil reduzida. Para garantir que este processo ocorra da maneira correta, é necessário que o driver seja compatível com a tensão e com a potência da fita.

Como escolher o driver

Na hora de escolher o driver é preciso avaliar alguns pontos para garantir um bom funcionamento, como a tensão de saída e a potência em watts necessária para alimentar as fitas adequadamente. A atenção a esses detalhes é essencial para assegurar a vida útil da sua fita LED. 

A escolha do driver dependerá da tensão da fita, ou seja, driver 12V para fitas 12V e driver 24V para fitas 24V. Cada driver tem uma capacidade máxima e para utilizá-la nas fitas LED deve-se considerar 80% de sua potência total. Por exemplo, se tivermos um driver de 100W, podemos considerar um circuito de fita que consome até 80W. Por isso, é fundamental saber qual é a potência e o tamanho da fita escolhida. Mas você não precisa se preocupar em fazer todas essas contas, pois preparamos uma tabela completa de Qual Driver Usar:

Mais do que iluminar

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você na escolha da sua fita LED e também na utilização dela. Quer saber mais sobre os produtos LED Brilia? Acesse o site brilia.com ou fale com nosso time de especialistas clicando aqui.